ONU apela a cessar-fogo, enquanto milhares de civis fogem de Aleppo

Nos últimos dois dias, cerca de 16 mil civis têm fugido dos bairros da zona de Aleppo
Publicado a
Atualizado a

A Organização das Nações Unidas (ONU) apelou esta terça-feira a um cessar-fogo em Aleppo para que possa entrar apoio humanitário aos civis que estão retidos na zona oriental da cidade síria.

"É urgente que os combates cessem para que haja ajuda humanitária", afirmou Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, lamentando a divisão que reina no Conselho de Segurança da organização no que toca à Síria.

Fontes diplomáticas citadas pela agência noticiosa Efe dão conta de que o Conselho de Segurança poderá reunir-se na quarta-feira num encontro de emergência, a pedido da França e do Reino Unido, para discutir "o desastre humanitário" que se vive em Aleppo.

De acordo com a ONU, nos últimos dois dias cerca de 16 mil civis têm estado a fugir dos bairros da zona oriental de Aleppo.

Já o Observatório Sírio dos Direitos Humanos dá conta que cerca de 27 mil pessoas abandonaram as habitações no nordeste da cidade, para onde avançam as forças do presidente Bashar al-Assad.

Os deslocados encontram-se em áreas completamente devastadas, cujos residentes habituais vivem há semanas nas ruas, sem comida ou abrigo adequado.

De acordo com a organização britânica Save the Children, pelo menos 100 mil menores estão encurralados nos bairros do leste de Aleppo que continuam em poder da oposição, após o avanço das forças governamentais.

O avanço do exército sírio e dos seus aliados levou nas últimas 36 horas ao deslocamento de milhares de pessoas e enclausurou outras 250.000 na zona controlada pelos opositores, alertou a organização não- governamental em comunicado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt