Onde de ataques no estado brasileiro de Ceará leva à mobilzação de 500 polícias

Cerca de 500 polícias foram mobilizados para fazer face aos contínuos ataques que decorrem no estado brasileiro do Ceará desde a passada quarta-feira, informou o governo estadual.
Publicado a
Atualizado a

Trezentos agentes da tropa federal já estão no Ceará desde sexta-feira, na tentativa de conter a onda de ataques que ocorre neste estado há seis dias, tendo sido efetuado um reforço de mais 200 agentes da Força Nacional na noite de segunda-feira.

Desde o dia 02 de janeiro já foram contabilizados 159 ataques que tiveram como alvos edifícios públicos, estabelecimentos comerciais e bancários, e veículos.

Num dos últimos ataques, um grupo fez explodir a coluna de um viaduto em Caucaia, um município que integra a Região Metropolitana de Fortaleza, capital do Ceará.

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou hoje à imprensa que a polícia capturou 170 pessoas envolvidas nas ações e registou 20 prisões nas últimas horas: "Outras [pessoas] estão em investigação e poderão ser presas a qualquer momento", acrescentou.

As autoridades investigam se os ataques são uma represália das organizações criminosas contra medidas anunciadas por Camilo Santana para reformar a administração das prisões estaduais.

O Ceará foi o terceiro estado brasileiro que mais mortes violentas registou em 2017, com uma taxa de 59,1 mortes por cada 100.000 habitantes.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt