Ode para o Dia de Santa Cecília

Domingo, dia 20 de Novembro, às 17:00, a Orquestra Metropolitana de Lisboa junta-se ao Coro Sinfónico Lisboa Cantat para interpretar Ode para o Dia de Santa Cecília, a célebre cantata que Handel dedicou à santa padroeira dos músicos. A entrada é livre
Publicado a
Atualizado a

As vozes da soprano Carla Simões e do tenor João Rodrigues vão ecoar na Igreja de São Vicente de Fora. Antes, ouve-se Música Aquática, composta por Handel para ser tocada em cima de uma barcaça, ao longo do rio Tamisa, durante um passeio do Rei Jorge I da Grã-Bretanha. A direcção musical é de João Paulo Santos.

Santa Cecília é a santa padroeira dos músicos. Filha de um senador romano, reza a lenda, terá sido martirizada pelos romanos em virtude da sua confissão pública à fé de Cristo, isto ainda no século segundo. No momento da sua execução capital terá escutado o cantar dos anjos. Teve assim origem uma devoção religiosa que cresceu ao longo da Idade Média e se estendeu até hoje. O dia de Santa Cecília é festejado no dia 22 de Novembro, e durante muitas décadas foi assinalado nas igrejas da cidade de Lisboa, tais como a Igreja de São Vicente de Fora, onde este concerto tem lugar.

Às 17.00 na Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa. Entrada livre.

Orquestra Metropolitana de Lisboa

Coro Sinfónico Lisboa Cantat

Carla Simões soprano

João Rodrigues tenor

João Paulo Santos direção musical

George Frideric Handel - Música Aquática, 1ª suite, HWV 348

George Frideric Handel - Ode para o Dia de Santa Cecília, HWV 76

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt