Observação de aves conquista Algarve

Cegonhas, águias, abutres-do-egipto ou garças são algumas das aves que podem ser vistas com facilidade no Sul do País
Publicado a
Atualizado a

A prática de observação de aves, ou birdwatching, pode atrair milhares de novos turistas ao Algarve, já que este é um passatempo apreciado por milhões de ingleses, que compõem o principal mercado de turismo do Sul do País.

Cegonhas, andorinhas ou garças são algumas das espécies que podem ser observadas no Algarve, em particular no Parque Natural da Ria Formosa, no Sapal de Castro Marim, na Lagoa dos Salgados ou até na Costa Vicentina.

Apesar de ainda "não ter grande expressão" entre os portugueses, o birdwatching é uma "motivação primária" de viagem "completamente incontornável" nos países anglo-saxónicos, já que, por exemplo, no Reino Unido, a maior associação de observação de aves junta 2,5 milhões de praticantes, segundo dados recolhidos pelo Turismo do Algarve.

"Tendo em conta a importância que o mercado britânico tem para o Algarve, e que há muitos milhões de praticantes de observação de aves nos países anglo-saxónicos, tenhamos nós as condições de observação no destino e certamente começarão a aparecer milhares de novos turistas com esta motivação primária de viagem", disse à agência Lusa o vice-presidente do Turismo do Algarve, António Pires.

Apesar de ser "há longa data" uma "motivação primária" de viagem dos turistas anglo-saxónicos que procuram aquela região, o Turismo do Algarve apenas agora começa a criar condições de observação de aves na região.

"Esta matéria já vem de longa data, só que, mea culpa para o Turismo do Algarve, tivemos sempre uma única preocupação na monocultura do sol e da praia", admitiu António Pires.

Por agora, o Turismo do Algarve está a "identificar as aves, organizar o espaço, requalificar o território, analisar o impacto ambiental e criar sinalética" para dar as condições necessárias aos turistas para poderem experimentar esta actividade na região.

Além disso, a entidade de turismo da região vai estar presente, em Setembro, na maior feira mundial de birdwatching, que terá lugar em Londres, no Reino Unido, e onde se apresentará como destino turístico propício a esta prática.

O birdwatching é uma prática de observar e estudar aves a olho nu ou através de instrumentos que oferecem amplitude ocular, como os binóculos ou lunetas, atraindo já milhões de curiosos pela vida destes animais.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt