O melhor goleador do Benfica em 26 anos

Desde 1990, só Jardel e Magnusson têm melhor média de golos na Liga portuguesa
Publicado a
Atualizado a

Jonas chegou à Luz na época passada a custo zero e surpreendeu toda a gente. Marcou 20 golos em 27 jogos e foi determinante na conquista do bicampeonato. Nesta época os números são ainda melhores. Já apontou 21 golos em 20 jornadas, algo que não se via em Portugal há 15 temporadas e há 26 anos no Benfica. Aliás, nos campeonatos europeus, só Higuaín tem mais golos (22) nesta altura do que o avançado brasileiro.

No último jogo do Benfica, no triunfo por 4-1 sobre o Moreirense, Jonas "Pistolas" voltou a ser determinante, ao apontar dois golos e a fazer uma assistência para o golo de Gaitán. Com os dois golos marcados distanciou-se ainda mais de Slimani, segundo melhor marcador da Liga portuguesa (16) e leva uma média superior a um golo por partida em jogos do campeonato.

Números incríveis que o colocam ao nível dos maiores matadores de sempre do campeonato português. Para encontrarmos um goleador com mais de 18 golos apontados na primeira volta do campeonato, números que Jonas registou, é precisar recuar até à temporada 2001-2002, ou seja, há 15 épocas. Nessa altura quem dominava era Mário Jardel, que marcou 19. Na segunda metade da temporada, o então avançado do Sporting chegou à marca dos 42 golos no final do campeonato, número difícil de alcançar, quando faltam 14 jornadas para o final.

Mais fácil de bater parece ser o último recorde de golos marcados por um jogador do Benfica no final do campeonato - na época 1989-90, Mats Magnusson marcou 33, 21 na primeira volta.

O antigo jogador sueco do Benfica desconhecia que continuava a ser o futebolista do clube da Luz com mais golos apontados num final de campeonato. Mas acredita que Jonas irá ultrapassá-lo. "Não sabia, passaram muitos anos... É bom saber que ainda tenho essa marca, mas nos últimos anos o Benfica tem tido bons avançados, como o Cardozo e agora Jonas. Leva 21 golos? Pode ser que me ultrapasse, fico a torcer por isso, até porque dessa forma de certeza que ajudará o Benfica a ganhar os jogos e a lutar por títulos", disse Magnusson ao DN.

Segundo na Bota de Ouro

Os números atuais de Jonas são mais relevantes se levarmos em conta que desde Magnusson apenas três jogadores encarnados terminaram os campeonatos com mais de 21 golos, o registo que o brasileiro de 31 anos tem atualmente: Cardozo (26 em 2009-10), Rui Águas (25 em 1990-91) e Nuno Gomes (24 em 1998-99).

"Hoje os avançados são diferentes. Muitos ficavam sempre na área à espera da bola e faziam muitos golos. Agora há outros mais móveis, que também criam golos para os colegas, e isso torna mais complicado marcarem tantos golos. Jonas tem 11 assistências? Era sobre isso que eu estava a falar, se fosse mais individualista teria mais", finalizou Magnusson.

Os 21 golos que Jonas contabiliza até ao momento colocam-no não só como o melhor marcador do campeonato português, como também o segundo melhor da Europa, a dois do argentino Higuaín, do Nápoles.

A Bota de Ouro (ver quadro em baixo) está assim ao alcance do jogador brasileiro se mantiver a atual média. Refira-se que desde a temporada 2001-2002, quando Mário Jardel apontou 42 golos ao serviço do Sporting, nenhum jogador do campeonato português recebeu tal troféu. Ainda assim foi Cristiano Ronaldo, no Real Madrid, que conquistou as duas últimas edições, a última com 48 golos na Liga.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt