O futuro era muito melhor antigamente!

Publicado a
Atualizado a

O mundo mudou! Começar um texto assim passou a ser comum. Passou a ser banal.

Mas desta vez, acreditem, mudou mesmo! E mudou para pior.

A partir de agora, para além das duas personas que todos nós criámos, a que realmente somos e a que projetamos nas redes sociais, há que considerar ainda aquela que a inteligência artificial faz de nós. E isto tem tanto de fantástico como de assustador.

Na verdade, é uma espécie de viagem ao passado quando tínhamos que estar atentos ao que se dizia sobre nós no pátio do liceu, só que desta vez o pátio, é a internet inteira!

Tropecei num texto onde se lia que um advogado ao fazer uma investigação sobre assédio sexual pediu ajuda ao Chat GPT. E o Chat GPT como bom criativo que é, atirou o nome de um professor de direito, Jonathan Turley. Este "criativo digital" assumiu que durante uma viagem ao Alaska, este professor tinha assediado uma aluna, citando como fonte um artigo de 2018 publicado no The Washington Post.

Mas, pasmem-se!, nem o artigo existia, nem a visita de estudo ocorreu nem tão pouco havia registos que dessem conta de queixas de assédio que implicassem Jonathan Turley.

O mundo mudou!

A não regulamentação dos softwares de inteligência artificial que são incorporados em formatos de livre acesso na internet provoca, no caso de Turley difamação e destruição da sua persona real, e no geral provoca desinformação, erros e mentiras.

O mundo mudou! O mundo ficou mentiroso. E nós ao comer estas mentiras, vamos comer também um futuro baseado em coisa nenhuma.

Aproprio-me aqui da expressão de Luís Fernando Veríssimo, dizendo que "o futuro era muito melhor antigamente". E era! Era muito mais simples saber com o que contar. Era mais simples gerir os quereres, as crenças e as expectativas para um futuro incerto, mas de certa forma previsível.

Agora, passa a ser mais complicado controlar a criatividade descontrolada destes novos seres digitais, que afinal também circulam no pátio do nosso liceu e ainda não tínhamos dado por isso.


Designer e diretor do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt