O 'Zé Godinho' que andava de mota a recolher sucata

Publicado a
Atualizado a

Manuel José Ferreira Godinho, também conhecido na vila de Esmoriz, de onde é natural, como "Zé Godinho", terá herdado do pai, também ele proprietário de um comércio de sucatas, a paixão pelos negócios. "Começou do nada. Antigamente andava numa motorizada, com um atrelado, pelas ruas a recolher sucata", contou ao DN um popular da vila.

De sucateiro, Manuel Godinho passou a empresário importante da região e construiu um império do qual fazem parte diversas empresas no distrito de Aveiro (Ovar, Feira, Aveiro), em Canas de Senhorim (Viseu) e no Barreiro (Lisboa). O empresário é proprietário da empresa Comércio de Sucatas Godinho, em Ovar, detém 51 por cento da empresa O2 - Tratamento e Limpezas Ambientais e é também accionista da Sociedade Comercial e Industrial de Metalomecânica, em Aveiro.

Para além dos negócios, as muitas moradias e os carros de alta cilindrada são sinais evidentes de riqueza que fazem de "Zé Godinho" um homem conhecido por todos na vila de Esmoriz. Casado e pai de dois filhos, é conhecido como "uma pessoa muito importante e um dos maiores empresários de Ovar".

Homem simpático, mas discreto e de poucas palavras, Manuel Godinho é tido como empreendedor e sempre disposto a ajudar os outros, sejam eles particulares carenciados ou até mesmo as instituições locais. "Já tive negócios com ele e sempre foi um homem cumpridor de palavra. E quando fazia peditórios de beneficência, ele também ajudou sempre", disse ao DN Rosa Silva. Há quem realce, ainda, que quando vai ao café, "faz questão de pagar o café a todos os que lá estão".

Em Esmoriz, o nome "Zé Go- dinho" está associado ao Spor- ting Club de Esmoriz: pelo apoio financeiro que dá ao clube e pe- la dedicação e atenção que sempre lhe dedicou. "Ele é um bene- mérito e se não fosse ele o clube de Esmoriz já tinha morrido", disse um ex-treinador.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt