Novos clientes da TMN têm prefixo 926 em vez de 96

Publicado a
Atualizado a

Se comprar um telemóvel com um cartão da TMN ou da Uzo (rede low cost da operadora) e o número de telefone começar por 92 em vez de 96, fique a saber que a empresa da rede móvel do grupo Portugal Telecom tem um novo prefixo, o 926. Seguem--se mais seis dígitos para completar o número.

Com 6,261 milhões de clientes, a TMN foi a primeira a solicitar ao regulador das comunicações - a Anacom - uma nova gama, a qual foi pedido em Abril de 2007. Contudo, as vendas com os novos números só se intensificaram no início deste ano.

A Vodafone também já pediu à Anacom a atribuição de direitos de utilização do prefixo 921, mas ainda não obteve resposta por parte do regulador.

Fonte oficial da TMN afirmou ao DN que, neste momento, estão a ser comercializados cartões com o antigo e o novo prefixo. "Para nós isto representa um marco, mas para os clientes tudo se mantém igual, não há qualquer alteração".

Ao ultrapassar os seis milhões de clientes, em Outubro de 2007, a TMN atingiu uma taxa de ocupação de números de clientes activos superior a 60% da totalidade dos recursos de que dispunha, a nível nacional, tal como noticiou o Correio da Manhã.

Nesta situação a empresa teve de solicitar à Anacom novo prefixo. A TMN torna-se, assim, a primeira operadora a utilizar duas gamas de numeração.

Por várias razões, incluindo de segurança, a TMN não pode esgotar a capacidade da actual gama 96, explicou a porta-voz da operadora.

De acordo com fonte oficial da Anacom, a gama 92 será atribuída até ser esgotada. A rede Phone-ix dos CTT foi pedida antes e começa por 922. De acordo com o plano nacional de numerações, os números de telefone iniciados com um 9 significam que são da rede móvel. Os que começam por 2 são da rede fixa e os que têm 3 são de voip (voz sobre IP - Internet Protocol), ou seja, chamadas feitas a partir da Internet. |

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt