Nova espécie de aranha descoberta na Austrália. Veneno não é mortal, mas mordida é dolorosa

Os cientistas que descobriram esta espécie na floresta de Queensland admitem que esta aranha possa estar em risco de extinção.
Publicado a
Atualizado a

Uma nova espécie de aranha foi descoberta na floresta de Queensland, no nordeste da Austrália. Trata-se de uma "aranha gigante de alçapão" é considerada pelos especialistas como rara.

Este aracnídeo pode atingir até cinco centímetros de comprimento, que é considerado muito grande para esta espécie, que poderá estar em risco de extinção, de acordo com os cientistas, devido ao facto das florestas da região estarem a perder vegetação.

Esta aranha, cujo nome científico é Euoplos dignitas, é denominada de alçapão porque durante o dia esconde-se num buraco coberto por folhas, pelo que só à noite abandona o seu esconderijo para capturar insetos para se alimentar. Para isso utiliza as suas presas cheias de veneno, que não provoca a morte em humanos, embora a sua mordidela possa ser bastante dolorosa.

Esta espécie foi encontrada na sequência do Project Dig, um programa que visa dar visibilidade à fauna daquela região da Austrália com o objetivo de apelar à conservação da natureza.

Michael Rix, que liderou a equipa que descobriu esta aranha, descreveu-a como "espetacular" e "uma espécie grande e bonita". "É muito grande para uma aranha de alçapão", acrescentou o principal cientista do Museu de Queensland

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt