O ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional defendeu hoje, na apresentação da plataforma digital Mapa do Cidadão, com informação sobre serviços públicos, que a administração pública "tem de se organizar" para os cidadãos.."É a administração pública que tem de se organizar em função do cidadão e não o cidadão que tem de se organizar em função da forma como a administração pública está estruturada e existe", afirmou o ministro Miguel Poiares Maduro..A plataforma Mapa do Cidadão, disponível na internet, possui uma aplicação para smartphones e tablets, com informação sobre os serviços públicos, e a partir do início de julho permitirá obter uma senha de atendimento nas lojas e espaços do Cidadão e controlar o tempo de espera..A aplicação já permite saber, no telemóvel, a localização do serviço mais próximo para pedir o Cartão do Cidadão, com os contactos e o horário de funcionamento, além de conhecer quantas pessoas estão à espera, que senha está a ser chamada e quanto tempo esperou a última pessoa a ser atendida..Segundo Pedro Silva Dias, presidente da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a partir da "primeira semana de julho" passará a ser possível aos utilizadores obterem uma senha para os diversos serviços públicos instalados nas lojas e espaços do Cidadão e acompanharem a evolução do atendimento.."É necessária uma administração pública mais integrada, entre os diferentes serviços públicos, entre a administração central e a administração local", sublinhou Miguel Poiares Maduro, acrescentando que se trata de mais uma ferramenta para uma administração "mais digitalizada e mais próxima" do cidadão..O presidente da AMA frisou que a aplicação se insere na política de desenvolvimento do Portal do Cidadão, tirando partido da existência de mais de quatro milhões de utilizadores de 'smartphones', com o mapeamento de esquadras da PSP, serviços de finanças, tribunais e, em breve, de estabelecimentos de ensino.."Esta aplicação do Mapa do Cidadão não traz nada de informação que seja nova. Estamos é a agregar a informação, que já existe, e a disponibilizá-la" segundo as novas formas de mobilidade permitidas pela internet, salientou o secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa..Para Poiares Maduro, a reorganização de toda a rede de serviços de atendimento no território, quer a parte física, quer a parte da mobilidade, "vai levar à integração progressiva dos serviços públicos em Lojas do Cidadão".."O espaço do cidadão, esta rede complementar, não tem apenas a vantagem adicional de trazer maior proximidade aos cidadãos, que estão em locais onde a administração pública nunca esteve, quer em espaços urbanos, ao nível do bairro, quer em meios de baixa densidade", vincou o ministro..O desenvolvimento da plataforma Mapa do Cidadão, com um investimento de cerca de 50 mil euros, complementa o projeto-piloto do programa Aproximar, que envolve quatro dezenas de municípios, e que visa a instalação de espaços e lojas do Cidadão por todo o país..O secretário de Estado Joaquim Cardoso da Costa notou que, à medida que a rede vai crescendo, a aplicação vai permitir ao cidadão saberem em que locais estão disponíveis os diferentes serviços públicos e escolher o espaço, na Câmara, Municipal, Junta de Freguesia ou lojas de CTT, onde os tempos de espera são menores..Num futuro próximo, a aplicação poderá integrar informação do Ministério da Saúde sobre os tempos de espera nas urgências das unidades de saúde, adiantou o secretário de Estado..A aplicação vai estar disponível para telemóveis que usem o sistema "android", iOS ou "Windows Phone", e permite pesquisar por entidades, serviços prestados ou serviços em localizações geográficas, possibilitando a introdução de diferentes filtros, nomeadamente com a distância e categoria..A informação disponibilizada em tempo real sobre as senhas de atendimento nos diversos serviços é baseada no Sistema Integrado de Gestão de Atendimento (SIGA), utilizado pelas Lojas do Cidadão.