Netchirvan Barzani eleito Presidente do Curdistão iraquiano
Primeiro-ministro cessante, Netchirvan Barzani, 52 anos, obteve 68 votos (em 111), embora só estivessem presentes 81 deputados.
A União Patriótica do Curdistão (UPK) do defunto presidente iraquiano Jalal Talabani, adversário político do Partido Democrático do Curdistão (PDK) dos Barzani, apelou ao boicote da sessão parlamentar, constatou a agência France Presse.
Neto de Mustafa Barzani, chefe histórico do movimento curdo no Iraque, Netchirvan é o herdeiro do clã político mais poderoso do Curdistão iraquiano.
Torna-se agora o segundo presidente da região autónoma após Massud Barzani, que ocupou o cargo desde a sua criação em 2005 até ao final de 2017, depois de realizar um referendo sobre a independência, que o "sim" ganhou expressivamente, mas que desencadeou uma série de duras sanções.
Netchirvan Barzani nasceu no norte do Iraque e passou uma parte da sua vida exilado no Irão. Em 1996 -- cinco anos após a região ter obtido a autonomia depois da feroz repressão do regime de Saddam Hussein - acede ao cargo de vice-primeiro-ministro e em 1999 ao de chefe de um governo que controla o norte e oeste da região.
O resto era controlado na altura por um governo do UPK e quando os dois campos acordam uma reunificação do poder, em 2006, Netchirvan Barzani é escolhido para dirigir o primeiro governo de união.
Foi depois substituído por Barham Saleh, dirigente do UPK e atual presidente do Iraque, até voltar a dirigir o executivo de 2012 até agora.