Net nos carris

Publicado a
Atualizado a

Por vezes encontramos pormenores nos serviços públicos que quase nos fazem esquecer as queixas rotineiras que todos ouvimos sobre essas instituições.

É o caso de uma «oferta interactiva» disponível nas estações ferroviárias do eixo Norte-Sul que conheço. Desde há algum tempo reparei que a Refer - Rede Ferroviária Nacional colocou nessas infra-estruturas umas caixas de configuração semelhante ao multibanco, mas com uma função diferente. Daqui não saem notas e talões de saldos bancários, mas sim, por exemplo, informações sobre os horários dos caminhos-de-ferro portugueses, sobre a Refer, os distritos onde estão localizadas as estações ou os órgãos autárquicos dos concelhos «servidos» pelo comboio.

Nesta estrutura digital, uma iniciativa apoiada pelo Posi - Programa Operacional Sociedade da Informação, é também possível experimentar os jogos disponibilizados ou até tirar uma foto que pode ser enviada para um endereço de e-mail a especificar.

O que vos posso dizer é que pela sondagem visual que tenho efectuado, a ideia está a ser bem recebida, pois as máquinas estão sempre ocupadas. Enfim, é um bom entretenimento enquanto se espera pelo comboio e até ajuda a «perdoar» o desconforto das estações, que parecem ter sido idealizadas para temperaturas amenas, não contando com qualquer apoio ao utilizador a partir de determinada hora. Mas esse é um assunto que fica para analisar outro dia.

Hoje, importa sim elogiar uma ideia que deveria ser seguida em outras estruturas públicas. É certo que não diminuía as queixas contra a burocracia e a desorganização de alguns serviços, mas, garantidamente, ajudava a acalmar e a distrair todos os descontentes.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt