Narcotráfico. Identificados quatro homens e apreendidas duas embarcações a sul de Portugal
As autoridades portuguesas identificaram na madrugada desta quarta-feira quatro homens, de nacionalidade espanhola, e apreenderam duas embarcações de alta velocidade a Sul de Portugal por "suspeitas de atividade de narcotráfico".
Numa operação conjunta, a Marinha, Autoridade Marítima Nacional e Força Aérea "desenvolveram esta noite uma operação conjunta em águas internacionais a sul de Portugal, que resultou na identificação de quatro homens, de nacionalidade espanhola, com idades compreendidas entre os 33 e os 55 anos e na apreensão de duas embarcações de alta velocidade, suspeitas de atividade de narcotráfico", refere o comunicado das três entidades envolvidas nesta missão.
Depois de terem sido "monitorizados movimentos suspeitos das embarcações", foram levadas a cabo "duas operações de abordagem em águas internacionais, visando as referidas embarcações, a cerca de 80 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 148 quilómetros, a sul do território continental".
As autoridades explicam que uma das abordagens foi efetuada pelos meios da Marinha, operados por Fuzileiros e a outra foi realizada pela Autoridade Marítima Nacional, através de elementos da Polícia Marítima.
As duas embarcações "foram conduzidas para o porto de Faro, a fim de se efetuarem as diligências de investigação, tendo os quando indivíduos sido conduzidos para o mesmo porto, para identificação", refere ainda a nota.
Os resultados desta operação conjunta somam-se aos já registados este ano, que está a ser marcado pelo grande aumento no número de detidos e droga apreendida.
Em apenas dois meses, a Polícia Marítima apreendeu 16,48 toneladas de estupefacientes (haxixe), quase a mesma quantidade da que foi apreendida em 2022 (16,52 toneladas de haxixe e cocaína).
Em 2023 regista-se também um expressivo aumento no número de detidos/identificados, só em janeiro e fevereiro foram 19, o que corresponde a mais do triplo em comparação com o ano passado.
A Autoridade Marítima Nacional, nomeadamente a Polícia Marítima, em colaboração com a Marinha Portuguesa, registou:
Em 2021:
- 5 embarcações de alta velocidade apreendidas;
- 3 pessoas detidas/identificadas;
- 5,14 toneladas de estupefacientes apreendidos (haxixe);
Em 2022:
- 15 embarcações de alta velocidade apreendidas;
- 6 pessoas detidas/identificadas;
- 16,52 toneladas de estupefacientes apreendidos (haxixe e cocaína);
Em 2023:
- 9 embarcações de alta velocidade apreendidas;
- 19 pessoas detidas/identificadas;
- 16,48 toneladas de estupefacientes apreendidos (haxixe)