Música tradicional portuguesa levada à Grécia

Publicado a
Atualizado a

Pais e alunos do Conservatório Regional de Música de Vila Real formaram um grupo que, na Páscoa, vai levar a música tradicional portuguesa à Grécia, disse hoje à Lusa fonte ligada à iniciativa.

A professora de flauta transversal, Ana Miranda, está a ensaiar um grupo de 17 alunos e 11 pais que partem sábado para Atenas, capital da Grécia.

Na bagagem levam apenas música tradicional portuguesa, nomeadamente "Menina estás à janela" ou o "Pingallo".

Segundo Ana Miranda, às flautas juntou-se a voz de alguns alunos e pais, bem como outros instrumentos mais tradicionais, como cavaquinho, guitarra, bombo, triângulo ou pandeireta.

"O objectivo é mostrarmos exactamente o que é tradicional português", acrescentou a docente.

A ideia surgiu da família grega de duas alunas do conservatório de Vila Real, a Matilde a Mafalda.

A Matilde, nove anos, mostrou-se ansiosa por levar os colegas portugueses à sua "outra terra", onde costuma regressar todos os verões para passar férias.

A pequena acredita que os gregos "vão gostar muito da música portuguesa, apesar de ser muito diferente da música da Grécia".

O grupo parte já com dois espectáculos agendados para a capital Atenas, mas, segundo Ana Miranda, está-se ainda a negociar uma actuação no Teatro Epidauros, construído no século IV A.C, o mais antigo do mundo.

O Conservatório Regional de Música de Vila Real abriu as portas em Outubro de 2004, custou cerca de 2,2 milhões de euros, e está dotado da tecnologia mais avançada no audiovisual e tem como preocupação central o ensino, divulgação e promoção da música.

Neste espaço, gerido pela Fundação Manuel Correia Botelho, funcionam os cursos de piano, violino, violeta, violoncelo, contrabaixo, viola dedilhada, clarinete, saxofone, trompete, flauta transversal, tuba, formação musical, canto e percussão.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt