Mourinho entrega império a Roma

Equipa de Ranieiri venceu Atalanta e subiu ao primeiro lugar, com mais um ponto.
Publicado a
Atualizado a

Nunca durante a sua carreira de treinador - desde o FC Porto -, José Mourinho somou uma sequência tão negativa de resultados como este ano em Itália. Entre Fevereiro e o jogo com a Fiorentina (anteontem) o Inter perdeu um total de 18 pontos, só para a Liga.

Março foi mesmo um "pesadelo" para o treinador português, que perdeu dois encontros (Catania e AS Roma) e empatou outros tantos (Génova e Palermo). A consequência veio ontem, com a perda da liderança do campeonato para a formação da capital, que chegou a ter 14 pontos de desvantagem para o tetracampeão.

O empate com a Fiorentina (2-2) e a vitória da AS Roma, ontem, frente ao Atalanta (2-1), relegaram o Inter para segundo lugar da classificação, quando faltam cinco jornadas para o final da prova. O AC Milan, que também empatou (2-2) na recepção ao Catania, está a três pontos do Inter.

A AS Roma, de Cláudio Ranieiri, que perdeu cinco dos primeiros dez jogos, antes de o técnico tomar conta da equipa, está invicta desde 28 de Outubro (derrotada pela Udinese). Desde esse desaire somou 17 vitórias e seis empates. "Festejar? Não, não temos nada para festejar. Trabalhámos muito para isto e estamos, naturalmente, felizes. Temos o destino nas nossas mãos", disse Ranieri.

José Mourinho encontra-se, pois, numa situação a que não está habituado. Esta época, em 33 jogos, já leva quatro derrotas e 10 empates. No ano passado sagrou- -se campeão com melhor contabilidade: quatro derrotas e nove empates, em 38 partidas.

Antes de chegar a Itália, quando orientava o Chelsea, o treinador português conheceu uma temporada (a de 2006/07) de alguns sobressaltos. Mesmo assim, apenas perdeu por três vezes e empatou 11. O mês de Maio foi o mais penoso com três empates consecutivos, sendo que em Fevereiro e Março ganhou todos os jogos. Nesse ano, o Manchester foi campeão.

No FC Porto, a série mais "negra" de Mourinho, foi em 2003/04, mas já em Maio, altura em que amealhou duas derrotas e dois empates, quebrando uma sequência de vitórias desde Fevereiro. Foi campeão nesse ano.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt