Morreu Paul Kantner, dos Jefferson Airplane

Tinha 74 anos e foi um dos mais importantes músicos do psicadelismo dos anos 1960.
Publicado a
Atualizado a

O guitarrista e cantor Paul Kantner, um dos membros fundadores dos Jefferson Airplane, morreu aos 74 anos. O grupo de San Francisco nasceu em 1965 da vontade do músico Marty Balin responder à "invasão britânica" liderada pelos Beatles. A banda ficou conhecido pelo seu som psicadélico, com temas como Somebody to Love e Volunteers.

"Ele foi o primeiro a ser escolhido para a banda e foi também o primeiro a ensinar-me como enrolar um charro", escreveu Balin no seu Facebook, quando soube da morte de Kantner.

[HTML:html|artes1.html|420|420]

Para além de Kantner e Balin, o grupo incluía a cantora Grace Slick, o guitarrista Jorma Kaukonen, o baixista Jack Casady e o baterista Spencer Dryden.

[youtube:D_oJ64K-z2g]

Os Jefferson Airplane, que tocaram no festival de Woodstock, em 1969, defendiam o sexo livre, o uso de drogas psicadélicas, a rebeldia ao sistema e um estilo de vida comunitário. Os elementos da banda estiveram associados a várias causas políticas e sociais.

[youtube:b1S3jnFfJXM]

Depois do fim da banda, em 1972, Kantner criou os Jefferson Starship e continuou a sua carreira durante mais cinco décadas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt