Morreu Andy Rourke, baixista da banda britânica The Smiths

Baixista travava luta contra o cancro do pâncreas. Tinha 59 anos.
Publicado a
Atualizado a

Andy Rourke, baixista da banda britânica The Smiths, morreu aos 59 anos, anunciou o companheiro de banda Johnny Marr esta sexta-feira, falando da morte de uma "alma gentil e bonita".

Rourke morreu "depois de uma longa doença com cancro no pâncreas", disse o cofundador e guitarrista do Smiths nas redes sociais.

Com o baterista Mike Joyce, Rourke forneceu uma secção rítmica forte e melódica subjacente aos acordes pioneiros de Marr enquanto os Smiths se tornavam uma das bandas mais influentes da Grã-Bretanha durante os anos 80.

YouTubeyoutubecJRP3LRcUFg

Lutando contra o vício em heroína e dificuldades financeiras, Rourke juntou-se a Mike Joyce para processar Marr e o letrista Morrissey por uma parcela maior dos royalties nos anos seguintes à separação da banda em 1987.

O baixista fez um acordo fora do tribunal e a amizade com Marr sobreviveu ao caso.

"Andy será lembrado como uma alma gentil e bonita por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs de música", disse Marr, pedindo privacidade.

Os Smiths surgiram em 1982 na cidade de Manchester e integrava Morrissey (voz), Johnny Marr (guitarra), Andy Rourke (baixo) e Mike Joyce (bateria).

O primeiro álbum dos Smiths ("The Smiths") foi lançado em 1984 tendo a banda sido dissolvida em 1987.

Rourke participou nos temas clássicos do grupo de Manchester como "This Charming Man" ou "There is a Light Thar Never Goes Out" além da participação nos temas interpretados a solo pelo antigo vocalista dos Smiths, Steven Morrissey.

Andy Rourke integrou também a banda Freebass com músicos como Peter Hook (Joy Division e New Order) e Many (Stone Roses) tendo gravado também com Sinead O'Conner, Pretenders, Ian Brown e com o grupo DARK, com a vocalista dos Cranberries, Dolores O'Riordan.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt