Morreu a irmã de Carmen Miranda

Publicado a
Atualizado a

A cantora brasileira Aurora Miranda morreu no Rio de Janeiro, na quinta-feira, aos 90 anos. Irmã de Carmen Miranda (1909-1955), Aurora já nasceu no Brasil, ao contrário desta, que viu a luz do dia em Marco de Canaveses e foi, ainda muito pequena, para o Rio de Janeiro, com os pais.

Também cantora, tal como Carmen, Aurora Miranda estreou-se na rádio em 1928 e actuou muitas vezes ao lado da irmã no Brasil, nomeadamente no famoso Casino da Urca. Entrou em vários filmes musicais de sucesso nos anos 30, caso de Alô Alô Brasil (1935) ou Alô Alô Carnaval (1936).

Gravou também em disco a popularíssima canção Cidade Maravilhosa, que se transformou no "hino" do Rio de Janeiro.

Quando Carmen foi viver para os EUA, decidiu oferecer à irmã uma lua-de-mel em Los Angeles. Aurora gostou tanto da Califórnia, que ficou a viver com Carmen.

Walt Disney era visita da casa das duas irmãs, e foi aí que contratou Aurora para entrar na longa-metragem de animação Os TrêsCavaleiros, de 1944, feita no âmbito da 'Política de Boa Vizinhança' do governo americano para com a América Latina, durante a II Guerra Mundial. No filme, Aurora canta e dança com o Pato Donald, Panchito e Zé Carioca (este na sua primeira aparição), interpretando Os Quindins de Iaiá, de Ary Barroso.

Retirada em 1958 para se dedicar à família, Aurora Miranda ainda voltou ao cinema em 1989, no filme Melhores Dias Virão.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt