Moçambique recebe hoje cães selvagens em risco de extinção em África

O Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, volta hoje a acolher uma alcateia de mabecos, também conhecidos como cães selvagens, um dos carnívoros em maior risco de extinção em África, anunciou a instituição.
Publicado a
Atualizado a

"Os mabecos desapareceram de grande parte da sua antiga área em Moçambique e a Gorongosa perdeu todos como resultado da guerra civil de 1977-1992", explica, em comunicado, o parque localizado no centro do país.

A área natural está a ser recuperada pelo Governo de Moçambique e pela Fundação Carr, sendo a operação de reintrodução, marcada para hoje, realizada em parceria com a organização de proteção da natureza Endangered Wildlife Trust (EWT)

A EWT trabalhará em colaboração com a equipa da Gorongosa "para treinar uma nova geração de veterinários e ecologistas Moçambicanos na recuperação e gestão de mabecos", acrescenta.

Os mabecos são oriundos de diversos parques da África do Sul e vão ser vacinados e equipados com coleiras de geolocalização (sistema GPS) e coleiras com sinal de rádio para permitir um seguimento rigoroso, conclui o Parque da Gorongosa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt