Miura estreou-se e fez história. É o jogador mais velho a jogar em Portugal

Japonês entrou aos , do encontro entre a Oliveirense e o Académico de Viseu, que hipotecou a ambição de subir de divisão, ao ser goleado no Fontelo, por 4-1, na 29.ª jornada da II Liga.
Publicado a
Atualizado a

Num jogo marcado pela estreia do japonês Kazu Miura, o mais velho jogador em ação nas ligas profissionais portugueses e com direito a recorde no Guinness de jogador mais velho em atividade ao nível profissional, a Oliveirense goleou o Académico de Viseu (4-1).

O japonês entrou em cima dos 90 minutos e fez história. Com 56 anos, é agora o jogador mais velho de sempre a ter jogado em Portugal e continua a ser o mais velho a nível mundial.

Quando fez 48 anos, os jornalistas quiseram saber até quando Kazuyoshi Miura ia jogar futebol. "Não tenho ideia. Até quando os clubes me oferecerem propostas...", respondeu o ídolo japonês, confessando que o seu desejo de ser melhor jogador não desaparece com a idade. A Oliveirense ofereceu-lhe um lugar no plantel e foi assim que Miura chegou ao futebol português em fevereiro.

É um ídolo do futebol japonês. Bateu recordes e terá mesmo servido de inspiração ao criador da série infantil sobre futebol conhecida a nível mundial - Oliver e Benji. Já é avô e joga futebol profissional há 38 épocas (!).

Quer jogar futebol "até morrer" e não está interessado em ser treinador, dirigente ou comentador de televisão. É o jogador mais velho de sempre a jogar num campeonato profissional. Honra que conseguiu em março de 2017. Então com 50 anos e 7 dias, o japonês superou o britânico Stanley Matthews (50 e 5 dias em 1965) ... e desde então ninguém o superou.

Este, sábado, Numa primeira parte dominada pela Oliveirense, que chegou ao intervalo a vencer por 3-0, com golos de Jaiminho, aos 15 minutos, Serginho (22') e Jonata Basto (33'), só aos 40 minutos André Clóvis ficou perto de reduzir a diferença, ao rematar forte, e rasteiro, mas Ricardo Ribeiro respondeu da melhor maneira.

Na retina de quantos estiveram esta manhã no Fontelo, ficou o trabalho de Serginho no segundo golo, ao passar em drible por vários adversários, para, já na área, fuzilar Domen Gril.

O mesmo Serginho que no terceiro golo aproveitou um mau corte de Nduwarugira para assistir Jonata Bastos, que, ao segundo poste e sem marcação, bateu o guarda-redes esloveno do Académico.

No segundo tempo, Pedro Bessa, que rendeu Jorge Costa, mexeu na equipa, com as entradas de Massimo e Rodrigo Pereira, mas a equipa continuou trapalhona e a conceder mais espaço, que a Oliveirense aproveitou aos 57 minutos, com Jaiminho a aparecer sem marcação na área e a rematar colocado fora do alcance de Gril.

Aos 72, numa incursão pela esquerda, Rodrigo Pereira cruzou e a bola sobrou na área para Massimo que rematou para o fundo da baliza, reduzindo a diferença no marcador.

Aos 90, a estreia na temporada de Kazu Miura, o veteraníssimo jogador de 56 anos, que teve a oportunidade de jogar os minutos finais da partida.

Com a derrota, e após a 29.ª jornada, os viseenses ocupam o quarto lugar, com 49 pontos, a dois pontos do terceiro, que dá acesso ao playoff de subida, enquanto a Oliveirense subiu ao nono lugar, com 37 pontos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt