Microsoft garante que Windows Vista está quase concluído

Publicado a
Atualizado a

Ainda não tem data de lançamento oficial, mas já se sabe que o novo sistema operativo da Microsoft deverá estar muito perto da sua conclusão. A empresa norte-americana apresentou à sua comunidade online de 500 mil especialistas os últimos desenvolvimentos da sua versão beta (de teste), sendo certo que 90% do código-fonte já está concluído.

O projecto, baptizado inicialmente com o nome de código Longhorn, é assumido pela companhia como o lançamento da década, o mais importante na vida da organização desde que mostrou ao mundo o Windows 95 e abriu novos caminhos na computação pessoal. Se os últimos dez anos foram dominados pelas tecnologias apresentadas nesse sistema, a Microsoft pretende que as inovações desenvolvidas para o Windows Vista sejam a base para outra década de sucesso.

Cerca de 90% dos computadores de todo o mundo estão equipados com sistemas operativos da Microsoft, argumento suficientemente importante para prever que esta nova tecnologia entrará rapidamente nos lares e parques informáticos empresariais de todos os continentes. Por isso, conhecer o Windows Vista é, afinal, a forma de saber o que é que o homem mais rico do mundo (Bill Gates) e a maior companhia de software do planeta planearam para o futuro da computação pessoal.

Além de estar preparado para arquitecturas de computadores a 64-bits e processadores dual-core (duplo núcleo), uma evolução muito significativa em termos de desempenho face à computação de 32-bits (ainda dominante), o novo Windows Vista está a ser preparado com grande enfoque na segurança das aplicações e na privacidade dos utilizadores.

Entre as novidades anunciadas nesta última antevisão está a aplicação anti-spyware, rebaptizada de Windows Defender e melhorada para detectar e remover programas indesejados. Outra inovação é o BitLocker Drive Encryption, um recurso que protege os dados sensíveis de máquinas roubadas, bloqueando o acesso a discos rígidos portáteis. Foram também introduzidas melhorias na firewall do sistema operativo.

Outra preocupação tem a ver com a exposição das crianças. O controlo parental permitirá aos pais monitorizar os conteúdos acedidos pelos filhos num computador, uma ferramenta polémica já que abre caminho a vários tipos de violação da privacidade de outros utilizadores. A pesquisa de emails e documentos no disco rígido será facilitada com uma nova aplicação chamada Windows Desktop Search. Ao nível da filosofia do design, há também transparências e animações que não existiam no Windows XP.

O projecto Longhorn arrancou em 2003 e já sofreu vários atrasos, com sucessivos adiamentos da data de lançamento. Além de esticar aos limites as capacidades de inovação da Microsoft, os seus programadores tiveram de reduzir substancialmente o número de novas aplicações. Isto porque surgiram inúmeros problemas de interoperabilidade que tornavam impossível o seu lançamento em 2006, levando o Chief Software Arquitect da empresa - o próprio Bill Gates - a concentrar o novo sistema num núcleo mais reduzido de funcionalidades. Sem datas finais, a Microsoft prevê lançar o Windows Vista no segundo semestre de 2006.

Não se trata de uma previsão nem de uma profecia. Mas, para os milhões utilizadores de PC , é quase certo que, mais cedo ou mais tarde, o Windows Vista estará a funcionar em vários computadores perto de si.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt