Microsoft e Yahoo! podem falar entre si

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A Microsoft e a Yahoo! aliaram-se para destronar a norte-americana AOL da liderança do universo das mensagens instantâneas na Internet. Paralelamente, a News Corp lançou uma campanha de alerta para os perigos da Internet, cada vez mais utilizada pelos jovens.

A partir de agora, os utentes do Yahoo! Messenger e do Windows Live Messenger da MSN poderão conversar simultaneamente com assinantes de cada um dos serviços sem ter de mudar de programa. Está prevista para breve uma extensão da aliança aos serviços de voz e vídeo.

Num universo mundial de 350 milhões de utilizadores de sistemas de mensagens instantâneas, a AOL domina com 43 milhões de assinantes, seguida da Yahoo! com 25 milhões, a MSN com 23 milhões, a Skype Technologies com 2,2 milhões e a Google Talk com 811 mil utentes.

Ao anunciar a aliança, a gestora do Windows Live Messenger na Microsoft, Karin Muskopf, afirmou: "Queremos na verdade ampliar mais a rede. Assim não temos de ter assinaturas de clientes de outros serviços, o que torna tudo mais fácil e mais apelativo para os clientes."

Mas Timothy Boyd, analista informático que estuda a Yahoo! e a Microsoft, vê a aliança como "um ataque preventivo contra o Google Talk, que pode aumentar a concorrência pelas receitas de publicidade e pelo tráfego. Há nisto muitas verbas de publicidade em risco."

Utilizando este mesmo método, a publicidade, a News Corp lançou uma campanha nas suas redes de televisão, em que o actor Kiefer Sutherland, o Jack Bauer da série 24, ajuda os pais a defender as crianças dos perigos da Internet.

No anúncio de 20 segundos, Sutherland diz que "na televisão, Jack Bauer tem 24 horas para tornar o mundo mais seguro. Na vida real, são precisos apenas alguns minutos para fazer o mesmo pelos seus filhos. Para protegê-los, não precisa de ter acesso à tecnologia mais sofisticada. Precisa somente de algumas dicas: não os deixe meterem-se em problemas na Internet, use o senso comum."

O anúncio dirige depois os espectadores para o site Common Sense.com, organização sem fins lucrativos que analisa, acompanha e dá conselhos aos pais sobre segurança na Internet e como se envolverem com os filhos nas actividades ciberespaciais. Apesar de as autoridades e as escolas estarem atentas e aconselharem os jovens sobre os perigos dos predadores sexuais na Internet, a verdadeira resposta parece estar em casa.

Como diz Hemanshu Nigam, responsável pela segurança no MySpace, "podemos implementar as tecnologias mais avançadas do mundo e as seguranças mais sofisticadas, mas, a não ser que seja aumentada a educação e o nível de alerta sobre a utilização, isso não serve de nada". "A maioria das pessoas mais velhas não faz a mínima ideia do que é que os jovens fazem a Internet", complementa James Steyer, da Common Sense Media.

Isso é tanto verdade que quase diariamente há notícias de menores aliciados por pedófilos em sites como o MySpace. Ainda no mês passado uma mãe do Texas pôs em tribunal uma acção de 30 milhões de dólares contra a News Corp, proprietária do MySpace, por negligência na protecção dos jovens, apesar dos múltiplos incidentes e avisos.

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