Media Lab DN leva literacia mediática aos Salesianos de Lisboa

Publicado a
Atualizado a

Ao longo do mês de março, as oito turmas do oitavo ano dos Salesianos de Lisboa participaram em sessões Media Lab DN na Escola e na Comunidade e visitaram as redações do Diário de Notícias e da Rádio TSF. Mais de 200 alunos do 3º ciclo ganharam, assim, uma nova perspetiva sobre o jornalismo e a transmissão de informação.

As sessões na escola, levadas a cabo no Espaço Alfa dos Salesianos de Lisboa, começaram sempre com uma formação teórica sobre jornalismo e desinformação. A equipa do Media Lab DN abordou questões como a importância de estarmos bem informados e partilhou com as oito turmas algumas ferramentas que todos podemos usar para garantir que não consumimos e partilhamos desinformação online.

Fazendo parte da Geração Z, já com a versão web 2.0 em pleno, estes jovens estão já familiarizados com alguns dos conceitos discutidos, como o clickbait, a desinformação, bem como com o funcionamento dos algoritmos das redes sociais. Para além disso, já conheciam também algumas das regras básicas da construção de uma notícia. O desafio da equipa do Media Lab foi então colocar os estudantes a questionar o papel que têm como consumidores e transmissores de informação na internet e a valorizar a responsabilidade social do trabalho dos jornalistas, enquanto garante essencial na produção e disseminação de informação de qualidade em prol da democracia.

Para os colocar a "pensar como um jornalista", as sessões passaram, na segunda parte, a atividades práticas. Cada turma foi dividida em três grupos diferentes, funcionando como redações autónomas. A redação de rádio tinha como objetivo preparar e gravar um noticiário radiofónico, a redação de digital tinha de escrever notícias para o jornal digital Media Lab Live e preparar posts de Instagram e Twitter para promover e partilhar essas notícias, e a redação de vídeo tinha de concluir um noticiário em vídeo, com notícias escritas e gravadas por si.

Na construção destes noticiários, a matéria-prima foram notícias reais, de atualidade, publicadas nos sites DN.pt e TSF.pt, que os alunos tinham então de ler, interpretar, resumir, reescrever - e nalguns casos gravar - tendo em conta a redação em que estavam a trabalhar. O maior desafio das turmas foi a gestão de tempo: todos os jornalistas trabalham contra o relógio, e estes jovens tinham um prazo apertado para cumprir. Ainda assim, e mesmo com pequenos atrasos, todas as turmas conseguiram concluir os trabalhos com sucesso.

A última parte destas atividades ocorreu fora da escola, com as visitas das turmas do 3º ciclo às redações do Diário de Notícias e da Rádio TSF. As idas às redações começaram pela visualização de um vídeo sobre os mais de 150 anos de história do jornal e por uma discussão sobre a evolução das dinâmicas do trabalho jornalístico ao longo do tempo. Depois, os estudantes visitaram os diferentes espaços de trabalho dos profissionais do Global Media Group: as redações, as salas de reuniões, os diferentes estúdios de rádio.

Todas as visitas contaram com a participação e colaboração de profissionais do DN e da TSF, que partilharam com os jovens os detalhes do seu trabalho diário e algumas histórias marcantes das suas carreiras. Helena Tecedeiro, editora executiva do Diário de Notícias, foi uma das "caras DN" que mais falou com os estudantes, explicando, por exemplo, as diferentes fases de verificação pelas quais passam as notícias, desde o trabalho de pesquisa dos jornalistas até às bancas de todo o país. Ricardo Alexandre, diretor-adjunto da TSF, foi outra das presenças mais recorrentes destas visitas: para além de explicar o funcionamento de uma redação de rádio, e as particularidades que a distinguem de outras redações, o jornalista partilhou com as turmas alguns dos momentos mais relevantes do seu percurso profissional.

Na passagem pelo Estúdio 1 da Rádio TSF, os alunos puderam ainda assistir à emissão, em direto, do Fórum TSF, do noticiário do meio-dia ou do jornal de desporto, percebendo em primeira mão o ambiente que se sente durante um direto de rádio. Colocando-se silenciosamente atrás da mesa de mistura, onde o animador e locutor Nelson Santos ia respondendo a algumas dúvidas durante as pausas publicitárias, os alunos puderam ouvir a voz - já icónica - de Manuel Acácio a conduzir a emissão deste programa com mais de duas décadas, ou a da jornalista Paula Dias a levar os temas e notícias do dia a ouvintes de todo o país e do Mundo.

Destas 4 semanas de literacia mediática, passadas entre os Salesianos e as Torres de Lisboa, resultaram mais de 100 conteúdos noticiosos produzidos pelos alunos - todos disponíveis no blogue e canais de YouTube, Instagram e Twitter do Media Lab DN - mas, acima de tudo, muitas recordações e aprendizagens que certamente acompanharão os alunos durante o resto do seu percurso... académico e não só.

O Media Lab DN tem mais de uma década de existência e educa para a literacia mediática e da informação, em prol da democracia e de uma cidadania plena e ativa. Saiba como participar no site do projeto.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt