Marrocos quer a final do Mundial 2030 em Casablanca

Líder da federação marroquina quer acolher o jogo decisivo que os espanhóis apontam para o Santiago Bernabéu.
Publicado a
Atualizado a

Um dia depois de a FIFA ter anunciado a decisão, por unanimidade, de atribuir a Portugal, Espanha e Marrocos a organização do Mundial 2030, eis que o presidente da Federação Marroquina de Futebol (FRMF) anunciou a intenção de receber em Casablanca a final do Campeonato do Mundo que vai marcar os 100 anos da realização do primeiro torneio.

"Esperamos viver uma final extraordinária, que honre todo o continente e as jovens gerações num estádio em Casablanca, que será extraordinário e maravilhoso", afirmou Faouzi Lekjaa, numa entrevista à Rádio Mars, de Marrocos, lançando para a mesa uma discussão que parecia já estar fechada, uma vez que era apontado o renovado Estádio Santiago Bernabéu, propriedade do Real Madrid, como palco da final.

O líder federativo assegurou ainda que Marrocos já definiu "seis cidades para acolher o Mundial 2030", enumerando Rabat, Tânger, Marraquexe, Agadir, Fez, "além do grande estádio de Casablanca, que vai ver a luz do dia em breve", reforçando a ideia: "Esperamos que acolha a final da competição."

Faouzi Lekjaa garantiu ainda que as cidades sede que irá apresentar "não só vão cumprir as exigências da FIFA, como gozam de diversidade cultural e de riqueza geográfica", destacando a proximidade com Lisboa e Madrid, que estão a cerca de uma hora de avião, algo que, sublinha, "fará com que os adeptos de todo o mundo possam celebrar um verdadeiro Mundial do centenário".

Certo é que a FIFA comunicou que os três primeiros jogos do torneio serão na América do Sul, dando a entender que a primeira partida se realizaria em Montevideu, capital do Uruguai, onde se realizou o primeiro jogo dos Campeonatos do Mundo. No entanto, o presidente da FRMF disse que, afinal, ainda não se sabe onde será a partida inaugural, confirmando no entanto que os três primeiros jogos se realizam no Uruguai, Argentina e Paraguai "entre uma semana e dez dias antes do início do torneio" na Península Ibérica e em Marrocos.

Entre tanta indefinição, o que é natural a cerca de seis anos e meio da realização da competição, é já certo que Portugal vai acolher jogos em apenas três estádios - Luz, Alvalade e Dragão. No total, o torneio que terá 48 seleções, tem previstos 23 recintos, sendo que Espanha propõe 15 estádios. O presidente da federação marroquina garante que será "um Mundial extraordinário nas duas margens do Mediterrâneo, que representam duas grandes civilizações".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt