Mãos e joelhos cicatrizados com a 'Teste Saúde'

Publicado a
Atualizado a

Com as crianças em férias, multiplicam--se as brincadeiras e, por vezes, surgem acidentes. Pequenas feridas não são um drama. O mais importante é limpar a zona afectada.

A roda da bicicleta resvala e a mão raspa no chão. A pele rasga, os vasos sanguíneos rompem e o sangue aflui à superfície. O organismo activa mecanismos para estancá-lo e restaurar os tecidos danificados.

Pequenas feridas, como arranhões, cortes, lacerações e perfurações com objectos pontiagudos, são as mais comuns e fáceis de tratar em casa. Para reduzir o risco de infecção, lave as mãos com água e sabão e não sopre, fale ou espirre. O sangramento minimiza a possibilidade de infectar, pois expulsa os corpos estranhos. Para estancar, pressione suavemente a zona afectada com uma compressa ou pano limpo.

De seguida, o passo mais importante: a limpeza. Se a ferida for leve, limpe de dentro para fora, incluindo a zona envolvente. Use apenas água, tão eficaz como o soro fisiológico no ataque às bactérias, e compressas. Se tiver uma lasca ou outro objecto pontiagudo à superfície, tente retirar com uma pinça. Nunca o faça se estiver a alguma profundidade.

Para jogar pelo seguro, aplique um anti-séptico e seque a zona com um pano limpo. Aquele reduz os efeitos de infecção. Mas não elimina todas as bactérias. A limpeza é decisiva. Se for bem feita, facilita o trabalho do anti- -séptico e abre caminho a uma cicatrização mais rápida.

Procure um produto com acção eficaz contra os vários tipos de bactérias. A iodopovidona é a substância mais eficaz. Encontra-a, por exemplo, no Betadine, Dinasepte, Ectodine e Septil. Como segunda escolha, aparece a cloro-hexidina, presente no Bepanthene e Cytéal. Vendem-se em farmácias e não exigem receita médica.

A ser atingido um vaso sanguíneo mais grosso, a hemorragia pode ser intensa. Aplique um penso tão limpo quanto possível (gaze, lenço, toalha, etc.) e faça pressão. O objectivo é ajudar o sangue a formar um coágulo. Se o tecido ensopar, não retire: coloque outro por cima. Se a ferida se localizar num braço ou perna, levante o membro acima do coração para o afluxo de sangue ao golpe ser menor.

Todas estas feridas exigem ajuda médica urgente. Ligue o 112, mas não retire o penso. O mesmo se aplica no caso de lesões largas e profundas, com dor ou resíduos incrustados ou provocadas por mordeduras humanas ou de animais. Procure também o médico se não tiver a vacina do tétano em dia.

Dicas e estudos em www.deco.proteste.pt

808 780 050

? Cuidado Ao utilizar patins, skates, trotinetas ou bicicletas, não esqueça capacete, cotoveleiras e joelheiras. Ensine as crianças a não andar de bicicleta na estrada.

? Escolha Antes de oferecer um brinquedo, passe a mão por arestas, pontas e bordos. No caso de crianças até três anos, verifique se tem peças pequenas destacáveis (rodas, olhos, pêlos, etc.).

? Risco Evite brinquedos com cordas ou fios compridos, sobretudo quando se destinam aos mais pequenos. Se forem enrolados à volta do pescoço, há o risco de asfixia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt