Maioria das estâncias em Portalegre sem vigilância

A maioria das praias fluviais do distrito de Portalegre está sem vigilância ou nadadores-salvadores, confirmou a Agência Lusa junto das autarquias e concessionárias.
Publicado a
Atualizado a

No distrito de Portalegre, existem três praias fluviais, situadas nos concelhos de Avis, Marvão e Gavião, sendo este último o único concelho que possui um nadador-salvador.

Além destes casos, o concelho de Fronteira conta, por seu turno, com um centro eco-turístico, mas que não possui também qualquer vigilante ou nadador-salvador.

"Na minha opinião não há necessidade de haver vigilância neste espaço, uma vez que oferece segurança suficiente", disse hoje à agência Lusa uma das frequentadoras daquela represa, Alexandra Barradas.

O perigo de ocorrer um afogamento ou um acidente é "reduzido", sublinhou a banhista.

Para o presidente da Câmara de Fronteira, Pedro Lancha, depende da "consciencialização de cada um" a forma como se movimenta naquele género de espaços.

De acordo com o autarca, torna-se quase "impossível" haver permanentemente um nadador-salvador ou um vigilante naquela represa, porque o espaço é "enorme" e possui "muita vegetação".

A ribeira de Fronteira, que em tempos foi designada como uma praia fluvial, passou recentemente a centro de eco-turismo, na sequência da construção de um Observatório Astronómico, situado nas imediações da represa.

Pedro Lancha garantiu ainda que, nas piscinas municipais daquele concelho, existe "um vigilante".

Por sua vez, na praia fluvial do rio Sever, na aldeia de Portagem, no concelho de Marvão, o cenário é idêntico.

"Nunca houve acidentes ou afogamentos, apesar da represa não ter um nadador-salvador ou um vigilante", assegurou à Lusa Pedro Sobreiro, vereador no município local.

"No centro de lazer da Portagem, equipado com piscinas e que fica situado num espaço contíguo à represa, nós temos vigilantes", garantiu.

Um pouco mais a Sul, fonte do município de Avis assegurou à Lusa que na praia fluvial da Barragem do Maranhão também não há vigilantes ou nadadores salvadores e que aquele espaço tem trabalhado sem incidentes.

Por seu turno, a praia fluvial do Alamal, no Gavião, é a única que oferece essa prestação de serviços aos seus frequentadores.

"Nunca por aqui houve acidentes ou afogamentos, mas temos nadador salvador. Aliás, esta praia fluvial foi pioneira a nível nacional nesta matéria", disse à Lusa Francisco Louro, vereador no município local.

"Nós temos nadador salvador e também temos as áreas permitidas aos banhistas assinaladas com bóias", concluiu.

HYT.

Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt