Madonna, Paris Hilton e Beyoncé vão sambar no Carnaval do Rio

Estrelas internacionais devem assistir aos desfiles no sambódromo. Salgueiro procura bicampeonato com 'Histórias sem Fim'
Publicado a
Atualizado a

A capital do Brasil é Brasília e a pujança industrial está em São Paulo, mas o Rio de Janeiro é o maior centro de turismo e alegria. A sua passagem de ano é a mais importante do país, bem como o Carnaval. E a cidade, palco da final do Campeonato do Mundo de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, sente-se estimulada para apresentar um grande Carnaval.

Este ano, estão confirmadas três presenças internacionais para a festa: as cantoras Madonna e Beyoncé e a herdeira internacional Paris Hilton. Os paparazzi deverão concentrar nelas seus focos.

Com temperaturas sempre acima de 35 graus, o Rio convida os turistas para ficarem até tarde nas ruas e se unirem ao clima descontraído. Antes do Carnaval, circulam os blocos, onde se pode dançar ou assistir gratuitamente. No Carnaval, o desfile é profissional e a opção para o " povão" é assistir pela televisão, pois os preços dos ingressos são bastante salgados.

Se o Carnaval é tempo de alegria, é também de libertinagem. Por isso, a mulher do Presidente Lula da Silva enviou cartas a diversas entidades, estimulando-as a combaterem a exploração sexual. Na carta, a primeira dama, Marisa Letícia, apresenta a campanha que será lançada com o slogan "Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie!"

Os temas das escolas de samba são variados. No domingo, dia 14, o desfile começa com a União da Ilha, que apresentará como motivo "Dom Quixote" - pouco original, mas que pode agradar; em seguida, a Imperatriz Leopoldinense falará sobre algo genérico: "Brasil de todos os deuses"; depois virá a Unidos da Tijuca, com enredo original: "É segredo" - a mostrar uma série de segredos, desde tempos bíblicos aos dias de hoje; a Viradouro cantará a beleza do México e o Salgueiro, campeão do ano passado, escolheu um tema bem amplo para tentar o bicampeonato: "Histórias Sem Fim."

A escola que vai encerrar o desfile tem poucas hipóteses de vitória: é a Beija-Flor. Irá louvar as belezas da cidade de Brasília, mas recebeu um patrocínio de um milhão de euros do governador da capital, José Roberto Arruda, que está envolvido num caso de corrupção. Com isso, dificilmente irá ganhar - pois todo o país acompanhou o escândalo financeiro.

O segundo dia, a segunda-feira, começa com desfile da Mocidade Independente, que cantará "Do Paraíso das Deusas ao Paraíso das Louras" - um bom motivo para mostrar mulheres bonitas; a modesta Porto da Pedra apresentará o tema "Com que Roupa eu vou" - em que deverá apresentar muitas mulheres com pouca roupa. Depois, será a vez da Portela, que mostrará "Rio de Paz" - que, espera-se, não seja ficção, mas realidade; a Grande Rio está com o desfile previamente prejudicado, pois o seu tema refere-se ao camarote número um, ou seja, à cerveja Brahma, conhecida como a " número um" - com patrocínio tão explícito, dificilmente irá ganhar o Carnaval. A Vila Isabel cantará Noel Rosa, um dos maiores sambistas do país; e a tradicional Mangueira falará de si própria, com o tema "Mangueira é a música do Brasil".

Resta esperar pelo desfile no sambódromo para saber quem melhor se apresentará e irá vencer o campeonato de 2010 e, com isso, ter o direito de encerrar o "Desfile das Campeãs", no sábado, dia 20.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt