Maddie. PJ faz novas buscas na barragem do Arade, com polícias alemã e inglesa no local

As buscas centram-se na barragem do Arade, a 50 quilómetros da Praia da Luz, onde Madeleine McCann desapareceu há 16 anos. As novas diligências decorrem no local que era frequentado pelo suspeito Christian Brueckner.
Publicado a
Atualizado a

A Polícia Judiciária (PJ) iniciou esta terça-feira buscas na barragem do Arade (distrito de Faro) relacionadas com o desaparecimento de Madeleine McCann, há 16 anos.

As buscas estão a ser acompanhadas por autoridades alemãs e inglesas e deverão durar entre dois a três dias, indicou à Lusa fonte policial.

Os trabalhos da polícia decorrem numa zona a cerca de um quilómetro do local onde está montada a base logística das operações que envolvem barcos e mergulhadores dos bombeiros, longe dos olhares dos jornalistas.

O acesso ao local das buscas está vedado aos jornalistas que tentam encontrar o melhor local para acompanharem visualmente os trabalhos em curso.

Esta operação decorre de uma Decisão Europeia de Investigação (as antigas cartas rogatórias) dirigida pelas autoridades da Alemanha a Portugal e centram-se na barragem do Arade, situada a cerca de 50 quilómetros da Praia da Luz, local onde a criança desapareceu, em maio de 2007, quando passava férias com os pais.

A PJ, em comunicado, confirmou que, nos próximos dias, "no âmbito da cooperação internacional" vão ser "efetuadas novas buscas, coordenadas pela Polícia Judiciária, a pedido das Autoridades Alemãs (BKA) e com a presença das autoridades Inglesas".

"Oportunamente serão fornecidas informações sobre o resultado das diligências", indicou a polícia portuguesa.

O local das buscas costumava ser frequentado por Christian Brueckner, suspeito do desaparecimento da menina conhecida por Maddie, então com três anos. O suspeito negou qualquer envolvimento no caso.

O procurador alemão o Christian Wolter, citado pelo Daily Mirror, afirmou que as novas diligências estão a decorrer em Portugal "com base em algumas pistas".

Preferiu não revelar o que motivou as novas buscas, nem o que as autoridades esperam encontrar na zona da barragem do Arade.

As autoridades alemãs estão envolvidas porque estão investigando um de seus cidadãos, o criminoso sexual condenado Christian Brueckner, em conexão com seu desaparecimento

Christian Brueckner, 45 anos, está a cumprir pena em Kiel (Alemanha) por outro crime. Foi também acusado em outubro do ano passado pela justiça alemã de três crimes de violação e dois de abusos sexuais de crianças em território português, alegadamente cometidos entre 2000 e 2017.

A procuradoria de Brunswick adiantou que as acusações então deduzidas contra Christian Brueckner não se relacionam com o caso do desaparecimento da criança britânica num aldeamento turístico na Praia da Luz, Lagos, Algarve.

A polícia britânica confirmou esta terça-feira ter agentes presentes em Portugal para assistir às buscas relacionadas com o desaparecimento de Madeleine McCann e manter a família informada.

O Inspetor-Chefe da Polícia Metropolitana de Londres, Mark Cranwell, revelou que a força "continua a trabalhar e a apoiar os seus colegas em Portugal e na Alemanha, nas suas investigações sobre o desaparecimento de Madeleine McCann".

O responsável agradeceu "à Polícia Judiciária e ao Bundeskriminalamt" por permitirem à polícia britânica "estar presente enquanto o seu trabalho está a decorrer, para que possa informar a família da Madeleine de quaisquer desenvolvimentos".

Notícia atualizada às 13:32

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt