A Europalco registou em 2018 uma faturação de perto de 11 milhões de euros, um crescimento de 23% face ao ano anterior, adiantou à agência Lusa Vanessa Batalha, responsável de marketing e comunicação da empresa. .Com 22 anos de vida, a Europalco está agora a analisar a sua expansão para outros países, sendo que atualmente os mercados externos já pesam 30% no volume de negócios. A empresa trabalha sobretudo para clientes alemães, espanhóis, franceses e ingleses. .Vanessa Batalha revelou que o grupo começou a participar na feira IMEX, em Las Vegas, para ficar perto do mercado americano, e tendo em conta alguns clientes brasileiros que a Europalco conseguiu captar. ."Estamos a explorar um pouco fora da Europa", adiantou a responsável, salientando que a empresa procura, sobretudo, estrangeiros que querem organizar eventos em Portugal. .Com 120 colaboradores, o grupo de Sintra começou mais virado para o negócio do espetáculo, com som e imagem. Mais tarde, segundo Vanessa Batalha, a Europalco centrou-se "mais no mercado corporativo, com as empresas, em eventos corporativos, e foi uma das grandes decisões estratégicas do grupo". .A Europalco trabalhou num grande evento dos Rotários, que teve lugar em Portugal, e nos últimos anos foi parceira da cimeira tecnológica Web Summit e fez eventos para grupos como a EDP, Fidelidade e BMW. .Neste momento, os audiovisuais representam 60% do negócio (som, luz e vídeo), o mobiliário é cerca de 20% e os restantes 20% são as outras soluções, incluindo palcos, estruturas, impressão têxtil, 'atelier' de costura, entre outros, adiantou a responsável. ."As empresas e marcas têm investido cada vez mais nos eventos que passaram a ser não apenas uma ação de promoção dos serviços e produtos, mas também servem para envolver colaboradores", explicou Vanessa Batalha. ."As companhias fazem mais eventos internos e pedem soluções tecnológicas e 'fora da caixa', todos os dias há coisas novas", salientou a mesma responsável. .A estratégia tem sido a aposta em tecnologia, com a Europalco a convidar clientes e parceiros para visitarem as instalações para conhecer o que a empresa está a desenvolver. .Para 2019, a empresa não conta com um crescimento tão elevado, mas, de acordo com Vanessa Batalha, isso não significa que haja um abrandamento da atividade. "Não olhamos para isso como forma de abrandar, em plena crise compramos um armazém e continuamos a investir", adiantou a responsável.