A Logoplaste vai instalar-se no Canadá e nos Estados Unidos ainda este ano no segmento de embalagens para lacticínios, nomeadamente iogurtes, soube o DN de fonte ligada ao processo. A empresa portuguesa líder de mercado de embalagens para produtos de grande consumo não avança, para já, os montantes do investimento nem qual o parceiro/cliente com que vai operar. No entanto, as fontes contactadas referem a "enorme taxa de crescimento" dos mercados norte--americanos, no que aos produtos lácteos diz respeito, sustentando que, em termos tecnológicos, a Logoplaste "é competitiva" com os concorrentes já instalados..A Logoplaste é pioneira em instalar as suas fábricas junto dos clientes produtores. Numa entrevista no início deste ano, ao Público, Filipe de Botton, administrador da empresa, tinha salientado que a Logoplaste estava a ser desafiada por vários dos seus clientes para ir para os Estados Unidos, tendo salientado, na altura, a Nestlé. O DN não conseguiu apurar se se trata da mesma empresa, um dos maiores fabricantes mundiais de produtos derivados do leite. .A Logoplaste fabrica anualmente mais de cinco mil milhões de embalagens de plástico, estando instalada em 11 países, onde opera 43 fábricas. No ano em curso estima uma facturação de 250 milhões de euros. Do total das receitas, 3% são canalizadas para investimento em investigação e desenvolvimento..Key Plastics amplia na China.Mas não é só a Logoplaste a investir em novas instalações. Também a Key Plastics, uma empresa global com várias instalações em Portugal, está preparada para, dentro em breve, aumentar a sua produção na China, com uma nova fábrica. Segundo o presidente da Key Plastics Portugal, Rui Filinto Fernandes, a empresa conta investir 9,5 milhões de euros na nova unidade, perto de Xangai, a qual deverá dar emprego a mais 450 pessoas. .A China é, aliás, para Rui Filinto, o próximo mercado-alvo. Para além da produção, a Key Plastics "vai começar a vender na Ásia em 2007". A ideia surge, também, porque "não há espaço para muito maior crescimento na Europa", afirmou ao DN aquele responsável. A empresa, especialista em produtos para o sector automóvel, tem também neste momento uma equipa na Coreia. A Key Plastics está já presente em seis países da Europa, para além da China, Japão, Canadá, Estados Unidos e México..Sector em movimento.O sector dos plásticos e dos moldes, um dos mais competitivos da indústria nacional, divulgou esta semana um estudo no qual se revela que as empresas têm pouco poder negocial, cooperam pouco e sentem dificuldades de posicionamento internacional. Do lado positivo, o estudo, realizado pela Competinov, realça a existência de empresas em situação de razoável estabilidade económico-financeira e com controle de gestão nacional.