Localidade vende terrenos a 1,2 euros o metro quadrado

Uma pequena localidade da segunda maior ilha do arquipélago japonês, Hokkaido, está a vender terrenos a preços imbatíveis com o objetivo de combater o despovoamento e o envelhecimento demográfico.
Publicado a
Atualizado a

Situada a cerca de uma hora de Sapporo, principal cidade da ilha de Hokkaido, Yuni é uma localidade com cerca de 9500 habitantes cuja edilidade abriu um concurso para venda de terrenos a um preço impensável no Japão: 120 iénes o metro quadrado (1,2 euros).

Este valor corresponde ao preço dos terrenos em Yuni quando a localidade foi fundada no século XIX.

O objetivo é atrair novos habitantes para combater a desertificação desta pequena cidade, onde o preço corrente do metro quadrado é de seis mil iénes (60 euros). Em comparação, nas zonas mais caras de Tóquio o preço por metro quadrado ultrapassa os 21 milhões de iénes (210 mil euros).

A Câmara da cidade disponibilizou oito lotes, cada um com 330 metros quadrados, colocando como única condição que os novos proprietários edifiquem uma casa nos terrenos e fixem a sua residência em Yuni no espaço de três anos.

Até agora, escreve a AFP que cita fontes municipais, mais de 200 pessoas mostraram interesse na compra dos lotes, mas só duas entregaram a documentação necessária. O prazo para a entrega de propostas termina a 31 de agosto.

Apenas os japoneses ou os estrangeiros com autorização de residência permanente podem adquirir os terrenos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt