Lobato prepara-se para La Solitaire du Figaro

Com uma vitória numa das regatas da série de provas da La Quiberon Solo, evento concluído na sexta-feira, o skipper solitário português Francisco Lobato, a bordo do veleiro Roff/Tempo-Team, fez um balanço positivo nesta sua primeira participação na série a contar para o Campeonato Francês de Vela Oceânica em Solitário.
Publicado a
Atualizado a

"Consegui vencer a primeira regata costeira na baía de Quiberon, logo no segundo dia de competição. A largada não foi tão boa, mas já na primeira bóia do percurso de 15 milhas, estava em 3.º lugar e daí em diante fui ganhando posições até cruzar a linha em primeiro lugar", contou Lobato dizendo que as condições meteorológicas foram extremamente variáveis, com ventos fracos, chuva, nevoeiro e fortes correntes marítimas.

O programa completo de provas teve de ser alterado devido ao mau tempo que assolou a região no terceiro dia do evento. Algumas das regatas entre bóias foram canceladas e a frota de 36 veleiros da classe Figaro Bénnéteau - com alguns célebres skippers veteranos como Gildas Morvan, vencedor desta edição do evento - teve de disputar ainda outra regata costeira sob ventos fortes.

Na classificação geral, Lobato figurou em 19.º lugar e na categoria bizuth (estreante) ficou em 2.º lugar, ultrapassado apenas por Anthony Marchand que, na verdade, é um skipper quase veterano, pois já competiu em regatas transatlânticas e na rota até Istambul e já treina em barco próprio há mais de dois anos.

Francisco Lobato soma apenas cinco meses de actividade na classe Figaro Bénnéteau - depois da sua vitória na regata transatlântica Transat 6,5 em 2009 -, mas está a navegar a par e passo com destacados rivais internacionais.

"Evoluí muito nestes poucos meses e sinto-me mais à vontade a bordo do novo barco", disse Lobato que agora inicia treinos para a mais importante regata da temporada - a La Solitaire du Figaro, em Julho e Agosto próximos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt