Lei deve deixar presidente escolher executivo da Junta

Dezenas de juntas ainda não tomaram posse devido ao veto das assembleias de freguesia, disse o presidente cessante da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), defendendo que os presidentes eleitos devem poder escolher o seu próprio executivo.
Publicado a
Atualizado a

"Há um vazio de o senhor presidente da junta, de acordo com a lei, escolher o seu executivo e de a Assembleia de Freguesia (AF) entender que tem o direito de vetar esse executivo. É preciso clarificar isto", disse, em declarações à agência Lusa, Armando Vieira (PSD).

Para o autarca, "o responsável eleito pelo povo diretamente foi o presidente da junta e tudo o resto está numa lista", pelo que a lei deve dar claramente ao presidente eleito "o poder de indicar a equipa do órgão executivo" e a AF "não deve ter o poder de vetar esses executivos".

"A propósito disso, há ainda hoje órgãos de freguesia que estão por instalar, o que lamentamos profundamente. Obviamente que aqui tem de haver um acordo entre os dois grandes partidos, porque é preciso uma maioria de dois terços e urge resolver esta situação", acrescentou, salientando que atualmente há "algumas dezenas de juntas nesta situação".

A ANAFRE realiza entre hoje e domingo um congresso, em Aveiro, onde elegerá os dirigentes para os próximos quatro anos, tendo em conta os resultados das eleições autárquicas de 29 de setembro de 2013.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt