Kiev anuncia as primeiras reconquistas da contraofensiva

Tropas ucranianas recapturaram três localidades: Blagodatne e Neskuchne, perto de Donetsk, e Makiivka, um pouco mais a noroeste.
Publicado a
Atualizado a

Kiev anunciou este domingo que as suas tropas reconquistaram duas localidades na região leste de Donetsk, naqueles que são os primeiros ganhos da anunciada contraofensiva ucraniana na frente de guerra.

Depois de meses a alimentar as expetativas sobre uma reação no terreno, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse no sábado que uma contraofensiva estava em marcha, mas recusou-se a fornecer mais detalhes.

Este domingo, foram anunciadas as retomadas de três localidades: primeiro Blagodatne, depois Neskuchne, ambas na região de Donetsk, e por fim Makiivka, um pouco mais a noroeste, informou a vice-ministra da Defesa, Ganna Malyar.

"Neskuchne está novamente sob a bandeira ucraniana", disse esta tarde o serviço de guarda de fronteira do estado, divulgando um vídeo de tropas ucranianas a anunciar a conquista.

No início do dia, as forças terrestres da Ucrânia já tinha informado que soldados da 68ª brigada de guarda florestal haviam libertado a localidade vizinha de Blagodatne, a cerca de 35 quilómetros a sul da cidade de Donetsk.

O anúncio foi feito pelo conselheiro do Ministério do Interior, Anton Gerashenko, na rede social Twitter.

"A cidade foi libertada pelo exército ucraniano", anunciou na sua mensagem, acompanhada de um vídeo das forças ucranianas a colocar a bandeira nacional na fachada do que resta de um edifício semidestruído pelos combates.

Efetivos da chamada 68.ª Brigada de Caçadores Separados Oleksa Dovbush estiveram envolvidos na operação.

Esta unidade publicou na sua página na rede social Facebook fotografias da sua presença na aldeia, que dista cerca de 140 quilómetros a noroeste de Bakhmut, um dos principais focos do atual conflito.

"Os invasores resistiram até ao fim, mas foram incapazes de resistir ao ataque dos imparáveis lobos", segundo a mensagem da unidade, relatada pelo portal de notícias Ukrinform.

A unidade afirma ainda que vários militares russos foram capturados e estão agora a fornecer "informações que contribuirão para novas libertações do território ucraniano".

O porta-voz militar Valeriy Shershen disse em comentários televisionados que a vila retomada estava localizada na fronteira da região leste de Donetsk e a região sul de Zaporíjia, onde Moscovo relatou ter repelido ataques ucranianos pesados na semana passada.

Sucessos militares ucranianos na região de Zaporíjia poderiam permitir que as suas forças rompessem a ponte de terra que liga a Rússia à península da Crimeia, anexada da Ucrânia, no que seria um grande revés para Moscovo.

O instituto de estudos do Instituto para o Estudo da Guerra, com sede em Washington, disse no sábado que as forças de Kiev conduziram operações de contraofensiva em pelo menos quatro áreas da linha de frente.

Estes são os primeiros progressos anunciados em vários meses pelos ucranianos, para lá da informação de que conseguiram avançar pouco mais de 100 metros na periferia de Bakhmut, uma localidade do leste que tem concentrado os combates e que Moscovo diz ter tomado em maio.

atualizado às 22.20

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt