Juntos pelo adiamento da TDT nos Estados Unidos

Publicado a
Atualizado a

Televisão digital terrestre. O 'switch off' das emissões analógicas do sinal de TV nos EUA está previsto para 17 de Fevereiro, mas o futuro governo, os canais e as associações de consumidores querem atrasar a mudança. Lançamento de novos serviços da banda larga podem ser afectados

Oito milhões de americanos podem ficar sem imagem

O Presidente eleito Barack Obama, congressistas, cadeias de televisão e associações de consumidores nos Estados Unidos uniram-se num único objectivo: atrasar a data da mudança definitiva da televisão analógica para a digital, cujo switch off está agendado para 17 de Fevereiro.

Nessa data, os televisores que não estão preparados para a recepção digital vão necessitar de uma set top box, um equipamento conversor para assegurar nos aparelhos analógicos que recebem os sinais digitais emitidos pelos operadores de televisão. Este problema não afecta os novos televisores digitais e as emissões por cabo ou satélite, mas quem usa as velhas antenas vai necessitar do adaptador.

De um total de 114 milhões de lares com TV, a Nielsen Media Research apontava em Dezembro para 7,8 milhões de casas cujos televisores não estavam preparados para a recepção digital.

O Governo lançou o TV Converter Box Coupon Program para disponibilizar cupões de 40 dólares (cerca de 30 euros) na aquisição dos adaptadores que custam entre 40 e 80 dólares (entre cerca de 30 e 60 euros), mas a Consumers Union (CU) insistiu na semana passada que o programa teve um financiamento escasso de 1,3 mil milhões de dólares (cerca de 960 milhões de euros), pequena parte dos 19 mil millhões de dólares (cerca de 14 mil milhões de euros) obtidos pelo Governo no leilão de espectro radioeléctrico em 2008.

A escassez de verbas foi assumida no início do ano pela entidade responsável do programa, a National Telecommunications and Information Administration (NTIA). Alguns congressistas pronunciaram-se a favor de um reforço das verbas e a CU quer um plano para minimizar o número de pessoas que podem ficar sem sinal de televisão pela falta de cupões, associada à crise económica e falta de informação sobre o switch off. Até final do ano, tinham sido pedidos 45 milhões de cupões, usados 18 milhões e entregues mais 10 milhões.

A principal organização de defesa dos consumidores calcula em um milhão o número de pessoas à espera dos cupões mas a NTIA fala em 103 mil. De qualquer forma, a lista de interessados não será esvaziada a tempo do switch over e o programa termina a 31 de Março.

Operadores como a NBC ou a News Corp - que transmitem actualmente em analógico e digital - pronunciaram-se também a favor do adiamento por não quererem perder espectadores, com consequências nas receitas publicitárias.

O adiamento na data de switch off, acordado em 2005, conduzirá ao atraso em funcionamento de novos serviços de banda larga móvel, pela indisponibilidade no espectro agora ocupado pela TV analógica.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt