Jogo de futebol entre máquinas e humanos para 2050

A cidade de Castelo Branco recebe, a partir de quarta-feira, o IX Festival Nacional de Robótica, que inclui jogos de futebol entre robôs, tendo em vista a meta de preparação de jogos contra humanos em 2050, anunciou a organização.
Publicado a
Atualizado a

"Os investigadores do campeonato mundial RoboCup definiram a meta de 2050 para um jogo entre robôs e humanos. Para já, estão-se a dar os primeiros passos a nível mundial para uma liga com robôs humanóides", explicou Paulo Gonçalves, da organização do festival.

"Há uns anos nem sequer seria possível pensar nisso. Mas a evolução é muito grande e já não digo nada. Acho que é possível", acrescentou Paulo Gonçalves, para quem, "encontros como este servem para aperfeiçoar os robôs e partilhar conhecimento com vista a essa evolução".

Os treinos de todas as equipas têm início na sexta-feira, no sábado haverá eliminatórias nas várias competições e as finais estão marcadas para domingo. Os vencedores irão representar Portugal no Campeonato Mundial de Robótica RoboCup que este ano terá lugar na Alemanha.

O Festival Nacional de Robótica é este ano organizado pela Escola Superior de Tecnologia do Politécnico de Castelo Branco e conta com 615 participantes inscritos nas várias provas a concurso -- condução autónoma, futebol, busca e salvamento e dança.

As actividades vão decorrer na Escola Superior de Tecnologia, no Pavilhão Municipal e no Pavilhão da Escola Afonso de Paiva.

As actividades têm início quarta-feira com um concurso de programação, enquanto para o dia seguinte está marcado o encontro científico no auditório da escola superior.

Jean Paul Laumond, especialista internacional na área da robótica humanóide, abordará o tema da relação entre o movimento humano e o movimento de robôs humanóides.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt