João Pereira ruma à Turquia, Mayke pode ser o substituto

O lateral português está perto do Trabzonspor. O brasileiro é o desejado para o lugar, mas está lesionado desde... 29 de junho
Publicado a
Atualizado a

João Pereira está de saída do Sporting. Ao que o DN apurou, o lateral direito de 32 anos é pretendido pelo Trabzonspor da Turquia, clube com o qual já terá chegado a um entendimento nos últimos dias. Com meio ano de contrato por cumprir com o clube de Alvalade, o internacional português, quando soube do interesse nos seus serviços por parte do emblema turco, pediu aos responsáveis leoninos que o libertassem, pois os valores envolvidos eram financeiramente muito atrativos, principalmente para um futebolista que já ultrapassou a barreira dos 30 anos e que vê nesta proposta uma das últimas oportunidades de firmar um contrato vantajoso. Fonte dos leões contactada pelo DN, contudo, não fez comentários sobre a situação.

O DN sabe que João Pereira teve uma conversa com Jorge Jesus na qual sensibilizou o treinador do vice-campeão nacional a não co-locar entraves à sua saída na reabertura do mercado. E foi com a anuência de Jesus que a operação começou a ganhar forma, até porque o Sporting tem boas relações com o Trabzonspor, clube que vendeu Douglas no último defeso aos verdes e brancos, sendo possível que as partes cheguem a um acerto de contas que englobe as duas transferências - a de Douglas para o Sporting e, agora, a de João Pereira para o Trabzonspor.

Está, assim, praticamente concluída a segunda passagem por Alvalade de João Pereira, cuja contratação há um ano e meio deu-se a pedido do treinador Jorge Jesus, que já tinha treinado o defesa quando orientou o Sporting de Braga. O lateral chegou a Alvala-de a custo zero oriundo do Valência, depois de na época anterior (2014/15) ter sido cedido pelo emblema espanhol ao Hannover 96.

Foram, até ao momento, 44 partidas oficiais (em todas as competições) nos últimos 18 meses, um registo assinalável, sabendo-se que o português teve a concorrência feroz do ítalo-argentino Ezequiel Schelotto desde janeiro deste ano. Esta época, João Pereira realizou 14 jogos, entre campeonato, Liga dos Campeões e Taça de Portugal, enquanto Schelotto, na Liga e na Champions foi utilizado por Jorge Jesus em dez partidas.

Deco no negócio Mayke

Se João Pereira é quase carta fora do baralho, Mayke, de 24 anos, lateral-direito brasileiro do Cruzeiro é o alvo definido pelo Sporting para colmatar a lacuna deixada em aberto pelo internacional português. Não é, propriamente, um alvo novo, pois há muito que o treinador Jorge Jesus deseja o futebolista canarinho, inclusivamente desde a altura em que treinava o rival Benfica.

O DN sabe que Deco, antigo internacional português campeão europeu pelo FC Porto e pelo Barcelona e que agora é empresário, está a intermediar o negócio que pode fazer chegar Mayke a Alvalade. Contudo, há alguns pormenores a definir antes de a operação ir avante, a começar pela condição física do defesa, que não joga desde junho. Como é óbvio, os problemas físicos de Mayke também podem ajudar o Sporting, pois o valor de mercado do defesa desvalorizou e esta é uma boa altura para resgatar aquele que já foi considerado o melhor lateral direito do Brasileirão.

Há um ano, o Sporting perguntou por Mayke mas o Cruzeiro pediu sete milhões de euros, uma verba considerada excessiva pelos leões. Há meio ano sem jogar e sem ninguém saber ao certo se voltará a exibir os índices de qualidade que o levaram a ser cobiçado por vários clubes europeus de nomeada, Mayke não deixa de ser uma incógnita para quem o contratar.

Para se perceber a indefinição que ronda a situação de Mayke basta atentar nas palavras do seu atual treinador, Mano Menezes, proferidas na véspera de Natal: "O Mayke é um atleta em que eu acredito. Ele disputou o prémio de melhor lateral direito do país quando vencemos o Brasileirão. Ele não jogou em 2016 devido a lesão. Se jogar o futebol que está acostumado a jogar, tem condição de ser de novo esse lateral. Mayke contratou profissionais da área da preparação física para chegar na condição melhor em janeiro. Se for necessário, podemos ir atrás de um lateral durante o ano."

Este tem sido um ano complicado para o jogador. Primeiro sofreu uma lesão no pé esquerdo, a 7 de março, 15 dias depois sofreu uma recidiva. A 29 de junho realizou o seu último jogo na Arena Condá diante da agora muito conhecida Chapecoense, tendo de abandonar o relvado devido a uma lesão muscular nos gémeos da perna esquerda. Quando recuperava, já em agosto, sofreu uma fratura de stress na tíbia direita...

Independentemente de quem for o substituto de João Pereira, tal como aconteceu há um ano a defesa do Sporting volta a registar mexidas no mercado de janeiro e ainda há a possibilidade, cada vez mais forte, de Paulo Oliveira rumar ao Nantes de Sérgio Conceição.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt