Jamie Oliver faz 40 anos. Sem Michelin mas com fortuna de milhões

Em 20 anos de carreira, o britânico tornou-se num dos <em>chefs </em>mais populares e bem-sucedidos do mundo, somando quase 30 programas de TV, 19 livros e um Emmy.
Publicado a
Atualizado a

1983. Com apenas oito anos, Jamie Oliver dava os seus primeiros passos na cozinha. Apaixonado pela gastronomia desde que tem memória, conciliava as aulas da terceira classe com a ajuda no pub que os pais, Trevor e Sally, ainda hoje detêm, o The Cricketers, em Cambridge. Não é de estranhar. O britânico que é um dos mais populares e bem-sucedidos chefs no mundo, que hoje celebra 40 anos, e que sem nenhuma estrela Michelin conseguiu erguer um império avaliado em 320 milhões de euros em duas décadas de carreira, do qual já saíram quase 30 programas de TV e 19 livros, tem a quem sair. O seu pai tinha feito o mesmo percurso, em criança, no restaurante dos pais.

Nascido em maio de 1975 numa vila a nordeste de Londres, James - assim é o seu nome verdadeiro - que é o mais velho de três irmãos, tinha a par dos petiscos outra paixão na adolescência: a música. E por isso, com 14 anos, formou uma banda, os Scarlet Division, na qual era baterista. Aos 16, quando termina o secundário, decide estudar restauração na prestigiada Westminster Kingsway College, Londres. Ollie, como é chamado pela família, decide estender a formação e viaja para França, onde fica a viver alguns meses.

Quando regressa a Londres, rapidamente consegue trabalho. Primeiro como pasteleiro no The Neal Street, e depois como cozinheiro no badalado River Cafe, onde trabalhou quatro anos a "aprimorar a arte de criar comida simples, inovadora, honesta e deliciosa", lema que mantém até hoje. Apenas um dia depois de aparecer na TV num documentário do Channel 4 sobre o restaurante, Oliver recebeu telefonemas de cinco estações, oferecendo-lhe um programa em nome próprio.

E assim surgiu The Naked Chef, estreando-se na BBC em 1997. Daí em diante, foi sempre a subir. O britânico já soma cinco prémios de TV, entre os quais um Emmy e contratos de publicidade com cadeias de supermercado. Galardoado como Membro da Ordem do Império Britânico, Jamie é também conhecido por causas humanitárias. Nos últimos anos, tem despertado a sensibilização social em torno da comida nos refeitórios das escolas, apelando para menus saudáveis, o que conseguiu efetivar em vários estabelecimentos com parcerias governamentais.

Dono de cinco restaurantes, Jamie pretende no futuro ajudar os disléxicos, despertando atenção para a condição da qual sofre - só conseguiu ler um livro completo pela primeira vez em 2013. Aficionado por motos, está casado há 15 anos com Juliette Norton, por quem se apaixonou na escola. Juntos, têm quatro filhos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt