Já elogiou alguém hoje?

Publicado a
Atualizado a

Os elogios são coisa rara. Mais depressa damos atenção e apontamos o dedo ao que não está bem, seja a nós mesmos ou os outros, do que reconhecemos os aspetos positivos e elogiamos.

Os elogios permitem expressar admiração, reconhecimento ou louvor a alguém. São também fundamentais para um bom desenvolvimento emocional e social, funcionando como um feedback positivo. Apresentam, assim, múltiplos benefícios - ajudam a sentirmo-nos mais próximos dos outros, fortalecem laços de amizade ou profissionais, aumentam o sentimento de pertença e a autoestima. Por outro lado, aumentam a frequência, a intensidade ou a duração de determinados comportamentos.

Apesar de elogiar ser algo positivo, nem sempre é fácil fazer um elogio. Às vezes parece que estamos "a dar uma palmadinha nas costas" ou a sermos condescendente com a outra pessoa. Por outro lado, há pessoas que têm alguma dificuldade em aceitar elogios, relacionar-se com questões pessoais (acreditam que não são merecedoras desse elogio), sociais (nem sempre reconhecem sinceridade na pessoa que elogia), educacionais (a forma como foram ensinadas a aceitar elogios) ou experienciais (como fomos sendo elogiadas ou criticadas ao longo da vida).

Sabia que existem regras para bem elogiar? O elogio deve...

# Ser específico (elogiar algo concreto: "Tocas tão bem essa música").

# Focar no comportamento (para que a pessoa saiba a que está a referir-se: "Obrigado por desligares a televisão quando te peço para conversar").

# Incluir a pessoa (identificar a pessoa que vamos elogiar: "Teresa, gostei muito da forma como apresentaste o nosso projeto").

# Não criticar pelo meio (evite utilizar o "mas se", "e se", "porque é que": "limpaste bem o pó, mas devias ter também aspirado a casa").

# Ser genuíno (e não porque quer algo em troca).

Agora que conhece a receita para um bom elogio, toca a praticar! Primeiro elogie-se a si mesmo. Identifique algo em si de que gosta particularmente, olhe-se ao espelho e elogie-se. E porque não escrever os elogios em pequenos papéis que pode colocar num local bem visível da casa?

Agora pense em alguém especial ou que admira... o que gostaria de lhe dizer? Escreva esse elogio e envie-lhe. Será uma boa surpresa.

Por fim, mais um desafio. Pense em alguém que se sente pouco confiante ou que acredite pouco nas suas capacidades. Envie-lhe também um elogio, encorajando-o a continuar e a não desistir.

Treine o elogio diariamente, com os seus pais, filhos, amigos ou colegas de trabalho, ajudando-os a reconhecer as suas competências e qualidades. Criar uma cultura de elogio fortalece os vínculos afetivos com as pessoas, por um lado, e também o seu bem-estar pessoal e sensação de plenitude.

Psicóloga clínica e forense, terapeuta familiar e de casal

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt