Israel mostra túnel do Hamas situado por baixo do hospital de Al-Shifa

Centro médico foi alvo de ataques do Exército israelita, que descobriu o poço entre os destroços.
Publicado a
Atualizado a

Os serviços de inteligência de Israel (IDF e ISA) revelaram imagens para comprovar a descoberta de um túnel fortificado do Hamas, localizado por baixo do complexo hospitalar Al-Shifa (o maior complexo hospitalar e centro médico em Gaza). Segundo os relatos, tem 55 metros de comprimento e 10 metros de profundidade.

Segundo as informações de Israel, só dava para ter acesso ao túnel a partir do centro médico e descendo por uma escada até ao fundo de um poço que tem diversos meios de defesa, incluindo uma porta à prova de explosão. "A organização terrorista Hamas utiliza este tipo de porta para impedir que as forças israelitas entrem nos centros de comando e nos seus ativos subterrâneos", explicaram em comunicado.

O poço do túnel foi descoberto na área do hospital, sob uma cobertura, juntamente com um veículo que continha vários tipos de armas. "Há semanas que andamos a falar ao mundo sobre a utilização cínica, por parte do Hamas, dos residentes de Gaza e dos doentes do hospital como escudos humanos. Aqui está mais uma prova", acusou Israel.

Twittertwitter1726284807351472556

A existência do túnel foi desmentida pelo gabinete de Imprensa do Hamas, que, em comunicado, acusou Israel de fornecer "cenários falsos, narrativas fabricadas e informações distorcidas sobre o Complexo Médico Al-Shifa".

Entretanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou ter efetuado uma missão no hospital Al-Shifa, alvo de ataques do Exército israelita, e está a promover um plano de retirada do estabelecimento que qualificou de "zona de morte". Segundo a OMS permaneciam 291 doentes e 25 funcionários no hospital.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt