Isabel II lidera maior regata real em 350 anos
Apesar do tempo cinzento e chuvoso, as margens do rio Tamisa no centro de Londres estão hoje mais coloridas do que nunca. Uma multidão munida de guarda-chuvas, fatos impermeáveis e bandeiras do Reino Unido está concentrada para ver a regata do Jubileu da Rainha.
A barcaça real 'Gloriana', que recebeu a rainha e outros elementos da família real por volta das 14.20, lidera uma flotilha composta por mais de mil embarcações de todos os tamanhos e feitios. Contudo, o ambiente de festa vive-se um pouco por todo o país, com a realização de piqueniques e festas de rua.
"Nós, no Reino Unido, somos campeões no que se trata de impedir o tempo de estragar a festa", garantiu o grande mestre das cerimónias náuticas, Adrian Evans .
Esta parada náutica é a mais imponente dos últimos três séculos e foi organizada em homenagem aos 60 anos de reinado de Isabel II. Mais de 20 mil pessoas estão na água para celebrar este que é um dos mais importantes eventos de celebração do Jubileu de Diamante e milhões assistem nas margens.
O cortejo flutuante deve demorar perto de quatro horas para percorrer onze quilómetros e custou 13 milhões de euros, conseguidos através de patrocinadores privados. A embarcação mais antiga a participar nesta parada data de 1740 e a última vez que uma regata desta envergadura teve lugar foi em 1662, organizada por Carlos II.