Irlandeses decidem hoje ratificação do pacto orçamental

A ratificação do pacto orçamental europeu pela Irlanda será decidida pelo resultado do referendo que se realiza hoje, mas uma eventual rejeição não será um bloqueio, como nos casos dos tratados de Nice e Lisboa.
Publicado a
Atualizado a

Quando 12 governos assinarem, entrará em vigor o acordo que pretende reforçar a disciplina fiscal e orçamental dos países membros da zona euro e permite o acesso ao fundo de assistência financeira europeu.

Na Irlanda, os acordos europeus são sujeitos a consulta popular porque a constituição irlandesa impõe que uma alteração à lei fundamental do país tenha de ser aceite pelos eleitores.

Os cerca de 3,1 milhões de eleitores irlandeses terão 15 horas para votar, entre as 07.00 e as 22.00 horas (mesma hora em Lisboa), ou, em alternativa, poderão fazê-lo em hospitais ou lares de idosos e, em casos especiais, por correspondência.

Os primeiros boletins foram depositados como de costume na véspera, quarta-feira, nas ilhas do Oceano Atlântico ao largo dos condados de Donegal, Mayo e Galway, para garantir que as urnas que chegam ao continente a tempo de serem contadas com as restantes.

A contagem oficial dos votos só começará na sexta-feira, dia em que deverá ser declarado o resultado final e o nível de participação.

Nas últimas semanas, as sondagens deram sempre vantagem ao "sim" mas um elevado número de indecisos deixa o resultado em aberto.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt