Irão poderá ter a bomba nuclear dentro de 14 meses

O Irão pode produzir urânio suficiente para uma bomba atómica dentro de dois a quatro meses, após o que precisa de mais oito a dez meses para fabricar a arma em questão, diz um relatório americano, hoje citado pela AFP.
Publicado a
Atualizado a

Os autores de um novo relatório sobre o programa nuclear iraniano asseguram que os dirigentes de Teerão fizeram progressos no seu esforço de enriquecimento de urânio, mas que os Estados Unidos e os inspetores da Organização das Nações Unidas seriam capazes de detetar qualquer tentativa de superar o patamar crítico, pelo menos no momento atual.

O documento, do Instituto para a Ciência e Segurança Internacional, disponibiliza estimativas de 'stocks' de urânio e taxas de enriquecimento baseadas em informação das inspeções do programa iraniano feitas pela Agência Internacional da Energia Atómica da ONU.

Para ter os 25 quilos de urânio altamente enriquecido necessários para uma arma nuclear, o Irão "precisa pelos menos de dois a quatro meses", adianta-se no relatório.

O relatório corrobora a perspetiva do governo dos EUA, segundo a qual assim que o Irão tome a decisão de construir a bomba fica a meses de gerar quantidade suficiente de material para uma bomba e outros meses adicionais para construir a aparelho.

As conclusões confirmam os comentários feitos à agência noticiosa por um dos autores do relatório, David Albright, um dos principais peritos sobre o projeto nuclear iraniano.

Quando o Irão tiver suficiente urânio enriquecido, pode precisar de oito a dez meses para construir uma arma nuclear, afirmou Albright à AFP na segunda-feira.

O secretário da Defesa norte-americano, Leon Panetta, afirmou em setembro último que os EUA teriam cerca de um ano para agir, se o Irão decidisse construir uma arma nuclear.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt