Inédito. Primeiro transplante de rim através da vagina

Pela primeira vez foi possível fazer a colheita do rim e a imediata implantação sem incisão cirúrgica. Em maio, uma cirurgia semelhante não permitiu a operação por o dador ser um homem.
Publicado a
Atualizado a

O Hospital Universitário de Toulouse fez hoje o primeiro transplate de rim através da vagina ,em vez do procedimento normal que envolve uma incisão. O transplante foi realizado hoje por uma equipa constituída por médicos e robôs.

Valerie Perez de 44 anos deu um rim à sua irmã Beatrice, de 43. Esta foi a primeira vez que um orgão foi retirado e pouco tempo depois implantado. "O transplante foi realizado em apenas uma operação, exclusivamente com robôs", disse Frederico Sallustro, o médico responsável pelo transplante, à agência noticiosa France-Press.

De acordo com o hospital, já cerca de 100 pessoas beneficiaram de transplante de rins com recurso à robótica.

A dadora saiu do hospital no próprio dia da operação e a irmã ficou internada durante três dias.

"Tenho sonhado em fazer esta cirurgia nos últimos três anos", disse Sallustro.

Frederico Sallustro e Nicolas Doumerc, o especialista em medicina robótica que o acompanha, já tinham feito uma cirurgia semelhante em maio, mas dessa vez o dador era homem e apenas a implantação do rim foi feita através da vagina. A colheita foi feita com recurso ao método normal, foi portanto necessário que fosse feita uma incisão cirúrgica.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt