Incêndio em Cascais "em fase de rescaldo" e circulação na A5 retomada

O incêndio foi dado como dominado pelas 04:00. Nove bombeiros sofreram ferimentos leves nos combates às chamas e quatro civis foram assistidos "por inalação de fumos".
Publicado a
Atualizado a

A circulação foi reaberta na ​​​​​​​A5, entre os nós de Alvide e de Cascais, nos dois sentidos, anunciou esta quarta-feira a Brisa Autoestradas, em comunicado enviado à Lusa.

A circulação na Autoestrada 5 (A5) foi cortada na tarde de terça-feira, nos dois sentidos, entre os nós de Alvide e de Cascais devido ao incêndio que deflagrou em Alcabideche, no concelho de Cascais, disse fonte da GNR à Lusa.

O incêndio foi dado como dominado pelas 04:00. Quatro horas depois, ainda com cerca 500 operacionais no terreno, o comandante regional da Proteção Civil, Elísio Oliveira, disse que os bombeiros estavam a aproveitar a "janela de oportunidade" da noite e do início da manhã "para garantir a consolidação para não termos surpresas desagradáveis".

O fogo "está em fase de rescaldo", assegurou. "Estamos a garantir que pontos quentes não nos vão causar problemas", acrescentou, revelando que a área perto do Pisão continua "com constrangimentos à circulação".

O comandante não descartou a reutilização de meios aéreos e diz não ter informação de casas ardidas nem de detidos.

O incêndio florestal deflagrou perto das 17:00 em Alcabideche, no distrito de Lisboa.

Nove bombeiros sofreram ferimentos leves nos combates às chamas, maioritariamente todos por "situações de exaustão", e quatro civis foram assistidos "por inalação de fumos", acrescentou o comandante do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Grande Lisboa, Hugo Santos, num ponto da situação realizado pelas 23:45 de terça-feira.

O incêndio florestal levou à retirada de perto de 90 pessoas "por precaução", incluindo dois grupos de escuteiros portugueses e espanhóis, adiantou à Lusa o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras (PSD).

Hugo Santos detalhou que foram retirados moradores das localidades do Zambujeiro, Cabreiro ou Murches.

Foram ainda retirados cerca de 800 animais provenientes do canil municipal e da Associação São Francisco de Assis, que foram transferidos para outro pavilhão municipal, explicou Carlos Carreiras.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt