AApple tem o seu maior mercado norte-americano no estado da Califórnia, onde se situa a sua sede (em Cupertino), enquanto a Google tem neste estado a sua morada oficial e um forte impacto económico - à semelhança do que ocorre com a Microsoft no estado de Washington. 32,3% dos adultos residentes na região de San Francisco a San Jose têm pelo menos um produto da Apple, segundo um estudo da Experian Simmons que não integra as vendas do iPad. A média para o país não chega aos 22%..Seguem-se Boston, San Diego, Nova Iorque, Washington D.C., Chicago e Denver. Depois, novamente na Califórnia, estão as áreas urbanas de Monterey a Salinas e de Santa Barbara a San Luis Obispo, bem como Las Vegas, relativamente perto mas já no estado do Nevada..Já a Microsoft representou 13,6% da economia do estado de Washington em 2008, segundo um estudo da universidade local revelado este mês pelo jornal Seattle PI. A empresa, com sede em Redmond (perto de Seattle), contribuiu com um valor total de 43,8 mil milhões de dólares. O estudo foi pago pela empresa mas baseou-se em dados governamentais..A Google revelou esta semana um estudo em que demonstra como gerou 54 mil milhões de dólares em actividade económica nos Estados Unidos em 2009, ano em que facturou 23,7 mil milhões de dólares. .O objectivo do trabalho foi demonstrar que não é a única entidade a beneficiar com as buscas na Web mas que esse proveito se alastra a outros sectores e empresas ao "ajudá-las a encontrar novos clientes", segundo escreveu no blogue oficial..O valor total foi obtido a partir dos investimentos nos seus programas de publicidade. Por cada dólar investido pelos anunciantes, estes conseguem um dólar de lucro e a Google oito. Pelas suas contas, mais de 14 mil milhões de dólares foram obtidos na Califórnia, onde está sedeada..Na Europa, a empresa foi criticada este ano por registar a maioria dos seus rendimentos na Irlanda. Em Espanha, segundo dados de 2007, declarou apenas 11,6 milhões dos 227 milhões de euros facturados. "Quando um espanhol faz um clique num anúncio da Google, a informação é processada num servidor situado a milhares de quilómetros, e os lucros que gera por essa actividade vão para os Estados Unidos, via Irlanda e outros países europeus com sistemas fiscais vantajosos", explicou o diário El Mundo..A empresa não divulga os resultados por país (em Portugal declarou ter crescido 50% em 2009) mas o diário usou os valores do Registro Mercantil de 2007, ano em que a publicidade espanhola em buscas na Web atingiu os 237,7 milhões de euros (dados do Interactive Advertising Bureau e da PriceWaterhouseCoopers) e a Google detinha 95,7% de quota de mercado.