Hospital de Aveiro prevê poupar 54 mil euros anuais com colocação de lâmpadas led

O Hospital de Aveiro vai proceder à substituição da iluminação clássica pelo sistema 'Led', o que vai resultar em ganhos de consumo energético na ordem dos 54 mil euros por ano, anunciou hoje a administração hospitalar.
Publicado a
Atualizado a

De acordo com um comunicado do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), que compreende os hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja, a obra já foi adjudicada por cerca de 830 mil euros.

A empreitada faz parte do Projeto de Eficiência Energética do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, cofinanciado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR).

Este projeto, que representa um dos principais investimentos deste Centro Hospitalar para 2018, visa a implementação de medidas de racionalização de consumos energéticos e redução de emissões de CO2, decorrentes da auditoria energética realizada em 2016.

O valor total do investimento é de 2,6 milhões de euros, sendo financiado pelo POSEUR em 2,4 milhões de euros e o remanescente garantido por autofinanciamento do Centro Hospitalar.

Para além da substituição da iluminação no Hospital de Aveiro, o projeto incorpora outras empreitadas, como a requalificação da Central Térmica da Unidade de Aveiro, com recurso à instalação de Painéis Solares e a instalação de Sistema Fotovoltaico.

"Com todas as fases do projeto concluídas, prevê-se a subida de dois níveis na certificação energética de edifícios (do atual D para B) e as respetivas poupanças ao nível dos consumos energéticos (eletricidade, gás natural, gases medicinais e água)", conclui a mesma nota.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt