Herdade da Barrosinha em Alcácer do Sal investe em mais alojamento e restauração

A Herdade da Barrosinha, em Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, inaugura na quinta-feira seis novas unidades de alojamento e um espaço de restauração, num investimento superior a 400 mil euros, divulgaram hoje os promotores.
Publicado a
Atualizado a

Os dois "novos elementos" enquadram-se na renovação da área turística do empreendimento, a cargo da Companhia Agrícola da Barrosinha, sociedade detida pelo fundo FLIT, gerido pela ecs capital, que prevê ainda a ampliação do Hotel Rural da Barrosinha, até ao verão do próximo ano.

Inseridas nos antigos espaços industriais e agrícolas da herdade, as 'Casas da Barrosinha' resultam de um projeto, que arrancou no início deste ano e que permitiu recuperar seis casas antigas da aldeia da Barrosinha, situada no interior do concelho de Alcácer do Sal, num investimento superior a 300 mil euros.

"Trata-se de casas devolutas dos antigos trabalhadores que foram totalmente recuperadas, mantendo a traça exterior e que se enquadram no ar industrial que existe na Herdade da Barrosinha, embora a nossa maior preocupação tenha sido o conforto", explicou hoje à agência Lusa Carlos Trindade, administrador da Companhia Agrícola da Barrosinha.

As unidades, de tipologia 1 e 2, dirigem-se a um "segmento médio", estão totalmente equipadas e destinam-se a famílias que "procuram um ambiente de campo" em "contacto permanente com os restantes habitantes", acrescentou o responsável.

Em simultâneo, os promotores avançaram com a recuperação de uma antiga taberna da aldeia, situada no núcleo urbano da Barrosinha, que reabriu há cerca de quatro anos "como espaço de convívio dos funcionários e moradores" da aldeia.

"Percebemos que aquele espaço não tinha condições para estar aberto ao público e fizemos uma candidatura ao programa comunitário Portugal 2020 com o objetivo de melhorar o espaço de taberna e convívio e criar uma zona de restauração, servindo refeições e onde será possível realizar provas de vinhos e eventos", relatou.

Segundo Carlos Trindade, a renovação da 'Taberna da Barrosinha', que permitiu "melhorar as condições de conforto e higiene", representou "um investimento de cerca de 100 mil euros".

As unidades de alojamento e a 'Taberna da Barrosinha' fazem parte de um projeto turístico "mais vasto" que prevê, no espaço de um ano, a ampliação do Hotel Rural da Barrosinha, a criação de novos espaços dedicados ao enoturismo e a construção de dois aldeamentos turísticos.

"Vamos avançar com algumas intervenções ligadas ao enoturismo com a construção de uma loja, a ampliação da sala de provas e de eventos e iniciamos este mês a ampliação do Hotel Rural, que vai aumentar a sua capacidade de 17 para 37 quartos", adiantou.

O projeto, "que nasce da renovação" do atual Hotel Rural da Barrosinha, de quatro estrelas, prevê a construção de "uma nova ala, com mais 20 quartos, uma piscina, salas de eventos e de reuniões", num investimento superior a três milhões de euros, apoiado por fundos comunitários.

"Temos sentido uma procura crescente nos últimos três anos, em que triplicamos a nossa faturação, e a ampliação desta unidade vem dar resposta à afluência de turistas", referiu.

Além do turismo, a Herdade da Barrosinha oferece atividades agrícolas, florestais e cinegéticas, como a produção de vinho, gado bovino, arroz, cortiça, pinha e caça.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt