Habitantes de 'Vila Moleza' viram brinquedos
Quem não se lembra da euforia do Ruca? E do Noddy? Actualmente, as meninas andam loucas com a Hello Kitty. E a história é sempre a mesma: os personagens ganham muitos fãs na televisão e, quando os pais procuram pela sua materialização nas lojas, os fabricantes decidem dar resposta. Foi o que aconteceu com a Vila Moleza.
Depois de terem estado nos espectáculos entre 24 de Abril (Europarque, no Porto) e 1 de Maio (Pavilhão Atlântico, em Lisboa) as personagens da série do Canal Panda (já passou na RTP2) Vila Moleza vão parar à prateleira de uma grande superfície, em forma de roupa de fantasia e brinquedos. "Recebemos imensas chamadas dos pais para confirmarem se as fantasias de Sportacus e Estefânia estariam disponíveis para venda no espectáculo. Foi o que acabou por acontecer", explica Elsa Gomes, directora- -geral ibérica da Copyright Promotions, empresa que gere a marca Vila Moleza, entre outras, como Avatar, Hello Kitty, Snoopy, Pocoyo, Docinho de Morango, Bratz, Simpsons, Ruca ou Bob, o Construtor.
Assim, além do fato azul do herói Sportacus (para rapaz) e do vestido cor-de-rosa de Estefânia, a Copyright Promotions vendeu a licença à Concentra para produzir brinquedos (figuras, raquetes, jogo de bowling, telefone, máquina fotográfica e computador de brincar) disponíveis nas principais superfícies no País.
O negócio do licenciamento de marcas vale milhões, estando apontado como uma das vias mais eficazes para impulsionar as vendas de diversos produtos e serviços.