Há 31 anos que não havia um ataque tão avassalador

A equipa de Rui Vitória leva 59 golos marcados à 21ª jornada, tantos quantos os do FC Porto em 1984/85. Melhor só em 1975/76
Publicado a
Atualizado a

A goleada do Benfica, anteontem no Restelo, por 5-0, permitiu à equipa de Rui Vitória chegar aos 59 golos em 21 jornadas da Liga. Uma média impressionante de 2,8 golos por jogo, que só encontra paralelo no FC Porto em 1984/85, que coincidiu com a primeira época de Artur Jorge no comando dos dragões. Já lá vão 31 anos e desde então nenhuma equipa marcou tantos golos até esta fase do campeonato.

O ataque avassalador do Benfica é materializado em grande parte por Jonas e Mitroglou, que marcaram 59% dos golos da equipa, com o brasileiro a contabilizar 23 remates certeiros, enquanto o grego já leva 12. O FC Porto de 84/85 tinha em Fernando Gomes o grande artilheiro, pois levava 29 golos, seguido por Jaime Magalhães com 10, numa equipa que ainda tinha Paulo Futre. Ao fim das 30 jornadas, os portistas sagraram-se campeões nacionais com 78 golos marcados e uma diferença de oito pontos em relação ao Sporting, segundo classificado, numa altura em que cada vitória ainda valia dois pontos.

A última vez que uma equipa teve mais golos marcados do que o Benfica após 21 jornadas foi em 1975/76, quando as águias orientadas por Mário Wilson atingiram os 61 golos. Os encarnados tinham então um ataque demolidor, onde se destacavam Rui Jordão (19 golos), Nené (18), Moinhos (7) e o irreverente Vítor Baptista (3). Nessa época, o Benfica foi campeão com dois pontos de avanço sobre o Boavista, e atingiu os 94 golos marcados nas 30 jornadas realizadas - uma média de 3,1 golos por partida.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt